Espinho em projeto-piloto que realiza raio-x pulmonar no domicílio de utentes

21 de Abril 2021

A Câmara Municipal de Espinho vai desenvolver um projeto-piloto de imagiologia ao domicílio, revelou esta quarta-feira essa autarquia do distrito de Aveiro, que assim se propõe realizar radiografias pulmonares na residência de utentes acamados e em lares de idosos.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o município e a sucursal portuguesa da empresa Fujifilm Europe, que disponibilizará o equipamento tecnológico necessário para radiografia pulmonar móvel e o respetivo ‘software’ de diagnóstico online.

Para o presidente da Câmara de Espinho, Joaquim Pinto Moreira, trata-se de “um projeto extremamente interessante”, com potencial para melhorar em grande medida “o diagnóstico precoce e a prestação de cuidados de saúde primários junto da comunidade mais fragilizada, evitando a deslocação de pacientes com dificuldades de mobilidade ou acamados até locais fora da sua residência ou da sua zona de conforto”.

O concelho de Espinho servirá assim de área de teste na região Norte, avaliando benefícios e dificuldades de um “trabalho de proximidade” que irá recorrer ao que o autarca social-democrata define como “imagiologia com algoritmos de inteligência artificial”.

Com duração de um ano, a experiência prevê “utilização exclusiva pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde” e será conduzida por uma equipa coordenada pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Gaia e Espinho.

Viatura, dispositivos médicos e técnico especializado nesse equipamento serão cedidos para o efeito pela Fujifilm Europe, enquanto técnico de apoio e combustível para deslocações estarão a cargo da autarquia.

Entre os recursos apontados como inovadores no projeto inclui-se um “equipamento revolucionário de raio-X ultraportátil” que facilita o trabalho dos profissionais em áreas estratégicas como a radiologia digital móvel, agilizando o diagnóstico de problemas da área pulmonar e acelerando a disponibilização dos resultados a médicos e utentes, para “diminuir as deslocações dos pacientes às unidades de saúde”.

Pinto Moreira diz que os médicos locais ficaram “abismados com a resolução e qualidade de imagem” proporcionada pelo raio-X portátil, mas realça que o alcance do presente projeto-piloto “vai muito além dos seus resultados práticos”.

“Em março de 2022 o Governo vai transferir para os municípios as suas competências ao nível da manutenção física dos centros de saúde e unidades de saúde familiar, e da contratação de assistentes operacionais. Como isso vai colocar as autarquias sob maior e legítima pressão dos utentes, que vão passar a exigir muito mais das câmaras no âmbito da saúde, este projeto também é um teste ao nosso desempenho e à mudança que aí vem”, explica.

O autarca recomenda “que ninguém se iluda: as novas competências vão trazer mais responsabilidades, mais desafios e mais despesa às autarquias, e a pressão externa será tanta que os municípios tenderão a envolver-se mais nos cuidados primários e a aumentar a sua oferta de serviços nesse domínio”.

O protocolo que serve de base à parceria entre a Câmara de Espinho e a Fujifilm Europe já equaciona esse eventual aumento de oferta. No documento é referido que, além das soluções de imagiologia já apresentadas nesta fase da iniciativa, “existem outras que estão disponíveis e podem aportar valor no futuro, tais como um centro de diagnóstico integrado e centralizado, soluções laboratoriais de ‘point-of-care’ [relativas a testes no próprio local em aspetos como hematologia e bioquímica], soluções de exames complementares de diagnóstico por imagem como raio-X, TAC, ecografia, endoscopia, etc., e também testes rápidos à Covid-19, eletrocardiogramas, testes de glicose e tensão arterial”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights