Campanha “Num só Fôlego” sensibiliza para a asma dando voz aos doentes

26 de Abril 2021

No âmbito do Dia Mundial da Asma, a 4 de maio, a Mundipharma, a Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) vão promover uma campanha digital para sensibilizar a população.

“Num só Fôlego” é o mote da iniciativa que convida todas as pessoas que sofrem de asma a testemunharem o impacto da doença na sua qualidade de vida.

A 4 de maio, gravar um vídeo a soprar num balão e, de seguida, partilhar o impacto desta doença crónica na sua rotina é o desafio lançado a todos os doentes asmáticos portugueses na página de Facebook www.numsofolego.com.

Para além disso, algumas figuras públicas vão associar-se à campanha, gravando um vídeo semelhante, com o propósito de sensibilizar para as limitações que condicionam a vida de uma pessoa com asma.

“A dinamização desta campanha nas redes sociais ajudará a promover a consciencialização para o impacto da asma na qualidade de vida de uma pessoa e reforçar a importância de um diagnóstico precoce. Pretendemos alertar para os sintomas e incentivar mais portugueses a consultarem o médico se identificarem algum destes sinais”, diz Mário Morais de Almeida, presidente da APA.

Por seu lado, Manuel Branco Ferreira, presidente da SPAIC, sublinha que “um controlo adequado da asma permite a manutenção de uma vida normal, sem limitações. É necessário sensibilizar os doentes asmáticos para a importância da adesão à terapêutica, essencial para travar a evolução da patologia. Este tipo de iniciativas serve também para reforçar estas mensagens junto da comunidade”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mulheres com Doença de Parkinson: Estudo Revela Subdiagnóstico

Estudo da Egas Moniz School of Health & Science destaca que as mulheres com Doença de Parkinson são frequentemente subdiagnosticadas e enfrentam desafios significativos no acesso a tratamentos especializados. A pesquisa, intitulada “Using a sex- and gender-informed lens to enhance care in Parkinson’s disease”, revela que as diferenças de sexo e género têm um impacto considerável na progressão da doença e na qualidade de vida das pacientes.

SPMS alertam para mensagens fraudulentas em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertaram hoje para mensagens SMS enviadas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que constituem um esquema fraudulento de obtenção de dados pessoais.

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights