Última pessoa confirmada com Ébola na Guiné-Conacri já teve alta

26 de Abril 2021

A última pessoa confirmada com Ébola na Guiné-Conacri já teve alta médica do centro de tratamento em N'Zérékoré, na zona sul do país, onde o vírus reapareceu no final de janeiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e meios locais.

“Estamos muito felizes por anunciar a alta do último paciente do centro de tratamento, um idoso, que mostra que quanto mais cedo se iniciar o tratamento do Ébola, melhores serão as hipóteses de sobrevivência”, disse o diretor de saúde de Nzérékoré, Soko Touaro, a um jornal local.

Depois de a última paciente confirmada, Seny Gouhara, ter tido alta, no sábado, as cerca de 30 pessoas registadas como tendo tido contactos com aquela doente foram retiradas da situação de acompanhamento, pelo que a contagem decrescente, de 42 dias, para declarar o fim do surto começou oficialmente no domingo.

O país confirmou o primeiro caso deste surto de Ébola – numa enfermeira da cidade de Gouéké, que morreu entre 27 e 28 de janeiro – em 13 de fevereiro e lançou a campanha de vacinação contra a doença em 23 de fevereiro, em N’Zérékoré, após ter recebido um lote de 11.000 vacinas.

De acordo com os últimos dados da OMS, desde 16 de abril, 12 pessoas (cinco confirmadas e sete possíveis) de um total de 23 casos morreram na Guiné-Conacri desde a deteção deste surto, o primeiro após a grande epidemia desencadeada entre 2014 e 2016 na África Ocidental, cujos primeiros casos surgiram precisamente neste país, no final de 2013.

Foi o pior surto da história, com 1.300 mortes e mais de 28.500 foram infetadas, embora estes números, segundo a OMS, possam ser conservadores.

O vírus de Ébola transmite-se através do contacto direto com sangue e fluidos corporais contaminados de pessoas ou animais, causa febre hemorrágica e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%, se não for tratado a tempo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights