Limitação etária a duas vacinas pode condicionar a utilização de 2,7 milhões de vacinas

27 de Abril 2021

O coordenador da ‘task force’ para o plano de vacinação admitiu esta terça-feira que a limitação de idade a dois tipos de vacinas pode condicionar a utilização de meio milhão de vacinas no segundo trimestre e 2,7 milhões no terceiro trimestre.

“O limite de idade de dois tipos de vacinas que estamos a usar pode condicionar a utilização até meio milhão de vacinas, apesar de estarmos a tomar medidas para mitigar este processo”, disse o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo na reunião do Infarmed, em Lisboa, que reuniu esta manhã especialistas, o Presidente da República, o Governo e representantes dos partidos.

No terceiro trimestre, as mesmas duas vacinas com as limitações também da idade podem atrasar a meta dos 70% da população vacinada até ao verão, admitiu o coordenador da ‘task force’.

Neste trimestre, afirmou, “as mesmas duas vacinas com as limitações também de idade podem retirar ao plano cerca de 2,7 milhões de vacinas”.

Gouveia e Melo não identificou as vacinas em causa, mas na passada quarta-feira, a ministra da Saúde disse que não há restrições à utilização da vacina da Janssen e que as autoridades nacionais seguirão as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos, estando a aguardar a análise da comissão técnica de vacinação.

Anteriormente, as autoridades de saúde portugueses tinham também decidido só administrar a vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos.

Na reunião, Gouveia e Melo anunciou que no fim desta semana mais de 22% da população estará vacinada com uma primeira dose, considerando que “confere também uma proteção bastante acentuada”.

Portugal tem disponível 9,2 milhões de vacinas e em todo o país já foram vacinadas três milhões de pessoas, o que, considerou, “é uma boa marca”.

Dados referentes ao dia 25 de abril mostram que a vacinação está “a progredir fortemente na faixa etária dos 70 aos 79 anos”, podendo atingir os 100% no fim desta semana.

A faixa etária dos 80 anos está totalmente vacinada desde 11 de abril, com pequenas exceções, disse, explicando que nunca se atinge os 100% porque há pessoas que não vão ser vacinadas por terem recuperado da infeção.

“No dia 23 de maio, o que é expectável é termos todo o grupo dos 60 anos para cima coberto”, o que significa que em termos estatísticos está a cobrir-se uma faixa etária da população que contribuiu com 96,04% dos óbitos por Covid-19.

Portanto, realçou, “esta é uma marca muito importante que atingiremos em princípio nesta semana de 23 de maio, já com uma percentagem também significativa da faixa etária de baixo a ser inoculada, o que também é muito positivo”.

“No dia 02 de maio, atingiremos os 70 anos, no dia 23 de maio os 60 anos mais e por aí adiante até ao início de agosto”, disse, salientando que, entre agosto e setembro, 70% da população estará vacinada, o que equivale a ter o grupo de mais de 30 anos “praticamente todo vacinado”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This