Instituto de Saúde do Porto lança projeto para promover tolerância a alergias

4 de Maio 2021

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) lançou esta terça-feira, Dia Mundial da Asma, um projeto que visa promover a tolerância às alergias e alertar para a melhoria da qualidade do ar.

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto explica que o projeto, intitulado AlergiaPT, pretende “inspirar os portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida, através de uma campanha alicerçada nas redes sociais”.

O projeto, lançado hoje – dia em que se celebra o Dia Mundial da Asma -, foi um dos 20 vencedores do This is Public Health, um programa de financiamento criado pela Associação Internacional de Escolas de Saúde Pública que distingue iniciativas ligadas à divulgação e promoção da saúde pública.

Coordenado pelos investigadores Henrique Barros, também presidente do ISPUP, e André Moreira, o projeto visa ainda “prevenir a exacerbação das alergias graves e alertar para a importância da melhoria da qualidade do ar”.

Citado no comunicado, André Moreira afirma que o objetivo é reduzir, “no curto prazo, o impacto das doenças alérgicas”, promovendo tanto o diagnóstico como o tratamento precoce.

“A alergia é a doença crónica mais frequente na Europa. Mais de 150 milhões de europeus sofrem de pelo menos uma doença alérgica e estima-se que em 2025 metade da população seja afetada”, refere o investigador, acrescentando que o AlergiaPT pretende também dar resposta ao crescente diagnóstico de doenças alérgicas.

“A estratégia traçada pretende colocar a saúde acima da alergia e reduzir o impacto económico e social das doenças alérgicas, através de iniciativas concretas”, afirma o ISPUP.

Para alcançar esses objetivos, vai ser lançada uma estratégia de comunicação, através das redes sociais, com conteúdos direcionados para diferentes públicos-alvo, nomeadamente, “população geral, profissionais de saúde, farmacêuticos, escolas, sociedades científicas e associações de doentes”.

Campanhas de sensibilização, ‘webinars’ dirigidos a profissionais de saúde, concursos e ‘lives’ nas redes sociais são alguns dos conteúdos que vão ser desenvolvidos no âmbito do projeto.

O projeto, que tem como embaixadora a investigadora Francisca Castro Mendes, terá a duração de um ano.

Além de André Moreira e Henrique Barros, participam no AlergiaPT mais 10 membros do ISPUP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights