Luís Gouveia Andrade Médico Oftalmologista Grupo Lusíadas Saúde Director Geral da InfoCiência

Comunicação em Saúde e Algumas Perguntas Sem Resposta…

07/15/2021

Observando e sentindo na pele a inconstância dos avanços e recuos nas medidas relacionadas com a pandemia associada ao SARS-coV-2, estando permanentemente pendente dos comunicados semanais do Governo para decidir como gerir o tempo livre, os escassos períodos de férias, o precioso tempo com a família e com os amigos, eis-me perante um número crescente de questões que me colocam e que me assaltam a mente, para as quais não consigo encontrar resposta e que vão complicando em vez de simplificar, confundindo em vez de clarificar, dificultando em vez de facilitar.

Sem ser exaustivo, aqui vão:

1. Os Centros Comerciais fechavam à hora do almoço durante o fim de semana. Porquê? Não teria sido melhor alargar o horário em vez de o reduzir para diluir a afluência em vez de a concentrar?
2. Estou num restaurante há 2 horas. Porque tenho de sair às 22,30? O que acontece depois disso? O risco aumenta?
3. Não posso sair da Área Metropolitana de Lisboa (agora já posso…) a partir das 15,30 de sexta-feira mas posso sair às 15,00. Porquê? No fundo, as pessoas acabaram por estar mais tempo fora dessa Área, o que foi o contrário do pretendido.
4. Tenho de ir para casa as 23,00. Porquê? Estando calor, é melhor conviver ao ar livre ou obrigar os jovens a estarem juntos em espaços fechados?
5. Tenho de fazer um teste para ir ao restaurante ao fim de semana, mas não durante a semana. Porquê?
6. Se fazemos um teste para entrar num restaurante ou temos certificado digital porque só podem estar 4 pessoas numa mesa? E porque têm de sair as 22,30?
7. Se nas esplanadas não é necessário teste, qual a base do limite de seis pessoas? E se forem 7?
8. Se estiver num hotel durante uma semana, qual a vantagem de apresentar ou realizar um teste no check-in? E os restantes dias?
9. Os testes não seriam úteis para eventos desportivos? Na final de ténis em Wimbledon este último domingo, a lotação estava esgotada e todos exibiam uma pulseira atestando a realização de teste ou vacina…
10. E nos bares e discotecas? É melhor ter os jovens em festas privadas não controladas do que em locais com lotação limitada e com exigência de teste ou vacina?
11. O que tem sido feito para estimular os jovens a serem vacinados?

Como se enquadra tudo isto na permissividade exibida pelo Estado noutras situações?

Numa fase inicial, esta comunicação errática e ambígua era mais compreensível, face à escassez de medidas. Neste momento, a comunicação é péssima, as medidas não obedecem a critérios minimamente racionais, são criadas avulso, interferem com a liberdade dos cidadãos e com a economia, não são explicadas porque não têm explicação e impedem qualquer tipo de planeamento pessoal ou empresarial.

Governar é difícil. Bem sei. Decidir é tramado. Bem sei.

Mas uma linha de comunicação fluida, honesta e clara ajuda muito.

Mais ainda: uma capacidade de observar e interpretar a realidade de um modo inteligente, racional e objectivo, definindo compromissos e sabendo que a perfeição não existe, poderá contribuir para uma gestão mais eficaz do presente e do futuro.

Entendo que temos de ser flexíveis. Entendo que temos de nos adaptar. Não entendo passos dados sem rumo, sem fundamento, sem outro objectivo que não o de mostrar que algo está a ser feito. Mesmo sendo inútil e prejudicial.

O cansaço é enorme, o desgaste também. Manter uma política de constante massacre com números e estatísticas e de medidas irracionais, aumenta esse cansaço e esse desgaste. E importa mudar este estado de coisas.

Se tivesse esperado mais umas horas, após novo comunicado, teria seguramente mais algumas perguntas para adicionar. Mas não me apetece esperar…

 

 

1 Comment

  1. Tania Ruckel

    E ainda bem que o fez ! Parabéns pela escrita!

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights