Região Viseu Dão Lafões quer implementar unidades móveis de saúde elétricas

5 de Maio 2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou esta quarta-feira que submeteu uma candidatura, no valor de meio milhão de euros, para a colocação na região de 12 unidades móveis de saúde elétricas.

“Desenvolvida no âmbito do projeto de implementação de Unidades Móveis de Saúde na Região Viseu Dão Lafões, esta candidatura, com um valor global de aproximadamente meio milhão de euros, prevê a aquisição de doze viaturas ligeiras adaptadas a unidades móveis de prestação de cuidados de saúde às populações”, explica um comunicado de imprensa.

O objetivo desta candidatura submetida em 27 de abril ao Programa Operacional Centro 2020 é o de permitir à população, dos 14 concelhos abrangidos pela CIM Viseu Dão Lafões, “beneficiar de serviços de saúde de proximidade”.

Este projeto intermunicipal conta com a parceria da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) e enquadra-se na Estratégia Nacional e Regional para o Desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários.

“Visa promover a prestação de cuidados de saúde domiciliários a pessoas em situação de dependência funcional, doença crónica ou em processo de convalescença, cuja situação não permita a deslocação de forma autónoma”, explica.

Tendo em conta as questões ambientais e com o objetivo de “contribuir para a redução da pegada de carbono no território”, “as 12 Unidades Móveis de Saúde serão elétricas”.

“Esta aposta da CIM será uma mais-valia para o território, na medida em que irá aproximar os cuidados de saúde primários a todos os cidadãos, garantindo que as populações, independentemente da sua latitude geográfica ou dificuldades ao nível da mobilidade, tenham acesso pleno a serviços de saúde de qualidade e de proximidade”, defende o presidente da Região Viseu Dão Lafões.

Rogério Mota Abrantes, também presidente da Câmara de Carregal do Sal, entende que com esta iniciativa a CIM está a “reforçar os serviços de saúde domiciliários e de apoio social, numa lógica de maior proximidade e qualidade”.

Um apoio que Rogério Mota Abrantes destaca, “sobretudo junto da população mais idosa, que, deste modo, poderá deixar de recorrer com tanta frequência aos Centros de Saúde, para atos médicos simples e de rotina”.

Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights