Beira Interior, Lisboa, Alentejo e Algarve com concentrações muito elevadas de pólen

10 de Maio 2021

As regiões da Beira Interior, Lisboa, Alentejo e Algarve registam concentrações muito elevadas de pólenes na atmosfera durante os próximos dias, segundo o Boletim Polínico esta segunda-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

De acordo com as previsões, até ao dia 13 de maio, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica alerta que, devido uma maior concentração de pólenes na atmosfera, as crianças e adultos alérgicos aos pólenes devem evitar a exposição às substâncias que causam alergia.

Nestes dias, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados nas regiões de Castelo Branco, Lisboa, Évora e Faro, predominando os pólenes das árvores oliveira, pinheiro e sobreiro, e das ervas gramíneas, parietária, tanchagem, urtiga, azeda e quenopódio.

Já em Vila Real (região de Trás-os-Montes e Alto Douro), no Porto (região de Entre Douro e Minho) e em Coimbra (região da Beira Litoral) os pólenes estão com níveis moderados, dominando os das árvores sobreiro e outros carvalhos, pinheiro e oliveira, e das ervas gramíneas, parietária e urtiga.

Na região autónoma da Madeira os pólenes encontram-se em níveis baixos, com destaque para os pólenes das árvores pinheiro, cipreste e eucalipto e das ervas parietária e gramíneas, bem como nos Açores, onde predominam os pólenes das ervas urtiga, parietária e gramíneas, e da árvore pinheiro.

O Boletim Polínico efetua a divulgação semanal dos níveis de pólenes existentes na atmosfera recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Fundada a 10 de julho de 1950 como Sociedade Portuguesa de Alergia, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica agrega especialistas médicos, principalmente imunoalergologistas, investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights