Bruxelas aprova ajuda estatal de 22 milhões de euros para micro e pequenas e médias empresas da Madeira

10 de Maio 2021

A Comissão Europeia aprovou esta segunda-feira uma ajuda estatal de Portugal, no valor de 22 milhões de euros, para apoiar micro, pequenas e médias empresas (PME) da Madeira afetadas pela pandemia, com perdas financeiras superiores a 25% em 2020.

Em comunicado, o executivo comunitário indica ter aprovado “um esquema português de apoio às micro e PME com sede e atividade na região da Madeira, no contexto do surto de coronavírus”.

Denominada “Apoiar.PT.Madeira”, esta ajuda pública assume a forma de subvenções diretas e estará disponível para as empresas “que operam nos setores mais severamente afetados pelo impacto económico” gerado pela pandemia de Covid-19 e que “tenham sofrido uma queda do volume de negócios de pelo menos 25% em 2020, em comparação com o mesmo período em 2019”.

Segundo Bruxelas, este ajuda estatal portuguesa “está em conformidade com as condições estabelecidas no quadro temporário” da União Europeia para este tipo de auxílios, desde logo por o montante por empresa não exceder os 1,8 milhões de euros e por a ajuda ser disponibilizada até 31 de dezembro de 2021.

Em causa está o enquadramento europeu temporário para os auxílios estatais, adotado em meados de março de 2020 e em vigor até final do ano, que alarga os apoios que os Estados-membros podem prestar às suas economias, normalmente vedados pelas regras concorrenciais da União Europeia, traduzindo-se em empréstimos com garantias estatais, subvenções, entre outros.

“A Comissão concluiu que a medida [portuguesa] é necessária, adequada e proporcional para sanar uma perturbação grave da economia de um Estado-membro”, conclui a Comissão Europeia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

Nuno Rodrigues: “O Governo pode esperar seriedade, credibilidade e transparência do Sindicato Independente dos Médicos”

O médico de saúde pública Nuno Rodrigues, novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, conversou com o HealthNews sobre a sua carreira, a atividade sindical, os objetivos do SIM no triénio 2024-2027, as relações com o Ministério da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos tem propostas para aumentar o acesso dos portugueses à saúde e quer que até 2 de junho estas sejam analisadas e consideradas para o plano de emergência.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights