Maiores de 60 anos começam a ser vacinados na África do Sul

17 de Maio 2021

A África do Sul iniciou hoje a segunda fase do programa de vacinação em massa contra a Covid-19, inoculando maiores de 60 anos, bem como 1,2 milhões de profissionais de saúde ainda por vacinar.

As autoridades da saúde sul-africanas anunciaram que o objetivo é agora vacinar cinco milhões de cidadãos a partir dos 60 anos até ao fim do mês de junho com a vacina da Pfizer, em 87 pontos de vacinação em todo o país, o mais afetado pela doença do continente africano.

Nesse sentido, o Governo anunciou que o programa de vacinação contra a Covid-19 conta a partir de hoje com 975.780 doses da Pfizer, após a chegada ao país de 325.260 doses do mesmo fármaco na noite de domingo.

“Vamos terminar a inoculação de 1,2 milhões de funcionários da saúde até ao final da semana”, adiantou, em comunicado, o ministro da Saúde sul-africano, Zweli Mkhize.

“Cinco milhões de cidadãos serão vacinados até ao fim de junho, desde que seja feito o fornecimento de vacinas tal como antecipamos”, salientou.

O governante referiu que o Governo sul-africano estima receber até ao fim do mês de junho 4,5 milhões de doses da farmacêutica Pfizer e 2 milhões de doses da Johnson & Johnson logo que esteja disponível para o mercado.

De acordo com dados divulgados pelo ministro da Saúde, mais de 1,2 milhões de cidadãos com 60 anos e mais de 914 mil profissionais de saúde registaram-se online para serem vacinados.

Na província de Gauteng, onde reside a grande maioria da comunidade portuguesa e de lusodescendentes, o governo provincial sul-africano estima inocular 1,3 milhões de cidadãos maiores de 60 anos.

De acordo com as autoridades locais, cerca de 88 mil funcionários de saúde em Gauteng, atualmente a província mais afetada pelo novo coronavírus com 434.597 casos de infeção numa população de cerca de 15,5 milhões de habitantes, ainda não receberam a vacina contra a Covid-19.

A nível nacional, um total de 478.733 funcionários da saúde foram vacinados até ao momento com a vacina da farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson, segundo as autoridades de saúde sul-africanas.

A África do Sul, com 59,62 milhões de habitantes em 2020, segundo dados oficiais, e mais de 11 milhões de testes realizados à covid-19, contabiliza um total cumulativo de 1.613.728 casos de Covid-19, anunciaram as autoridades de saúde sul-africanas.

Nas últimas 24 horas, o país registou 27 mortes associadas à covid-19 totalizando 55.210 óbitos, 1.524.352 pessoas recuperadas da doença respiratória e 34.166 casos ativos de Covid-19, adiantou o governo sul-africano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights