Miguel Albuquerque anuncia que a Madeira vai recebe 32 mil vacinas da Johnson no próximo mês

20 de Maio 2021

A Madeira vai receber em junho 32 mil vacinas contra a Covid-19 da Johnson, número superior ao inicialmente previsto, anunciou esta quinta-feira o presidente do Governo Regional, que mantém o objetivo de ter 70% da população inoculada em setembro.

“Vamos receber, além das 75 mil vacinas da Pfizer no mês de junho, 32 mil vacinas da Jonhson, o que significa que temos a possibilidade de, através de uma inoculação só, vacinar mais 32 mil pessoas. O número de vacinas da Johnson está acima daquilo que era a nossa previsão”, afirmou Miguel Albuquerque, à margem de uma visita ao cais da Ribeira Brava, que foi reabilitado.

Nas declarações aos jornalistas, o líder do executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP, não precisou qual o aumento do número de vacinas relativamente ao inicialmente esperado. A Lusa questionou o seu gabinete posteriormente, mas não obteve resposta até ao momento.

Interrogado sobre se com estas vacinas mantinha o objetivo, previamente traçado, de ter 70% da população vacinada até ao final do mês de setembro, Miguel Albuquerque respondeu: “Em setembro, vamos jogar para setembro”.

O líder do executivo revelou que já estão vacinadas na região, que tem cerca de 260 mil habitantes, 126.998 pessoas.

“Temos com a primeira inoculação 35,4% e 14,6% com a segunda”, sublinhou.

O Plano Regional de Vacinação Covid-19 da Madeira estabelece três fases, a começar pelos grupos prioritários, ao que se seguem as pessoas com comorbilidades e, depois, o resto da população.

A estimativa aponta para que sejam vacinadas 50 mil pessoas na primeira fase, outras 50 mil na segunda fase e, por fim, 100 mil pessoas.

Questionado sobre a reabertura da região ao Turismo, o presidente do Governo Regional disse esperar que “corra bem”, lembrando a necessidade de continuarem a ser cumpridas as regras em vigor.

“Vamos ter de manter durante largos meses as regras de distanciamento social e higienização”, sublinhou.

Desde o início da pandemia, a Madeira contabiliza 9.295 casos confirmados de Covid-19, 8.921 doentes recuperados e 71 mortes.

O total de infeções ativas no arquipélago é de 243, segundo os dados divulgados na quarta-feira pela Direção Regional da Saúde.

Sobre a reabilitação do cais da Ribeira Brava, cujas fases um e dois estão concluídas, Miguel Albuquerque considerou a obra, orçada em 1,7 milhões de euros, “importantíssima” para a Madeira e para o concelho.

“Houve o cuidado de dar melhores condições, sobretudo aos pescadores, criando aqui um centro de abastecimento de água e eletricidade para as embarcações e que funciona mediante [a utilização de] um cartão”, destacou.

Esta obra, explicou o líder do executivo, insere-se no âmbito de um contrato-programa com a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira – para a requalificação destas infraestruturas, no valor global de 5,8 milhões de euros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights