Especialistas debatem a sustentabilidade da saúde e o futuro dos cuidados de saúde no pós-pandemia

26 de Maio 2021

A 9.ª edição da Conferência Sustentabilidade em Saúde terá como foco a sustentabilidade da saúde em Portugal e o futuro dos cuidados de saúde no pós-pandemia. O evento irá decorrer no dia 15 de junho no Grande Auditório do Museu do Oriente.

A iniciativa promovida pela AbbVie, Diário de Notícias e TSF, contará com a presença de Diogo Serra Lopes, secretário de Estado da Saúde, na sessão de abertura, e Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia, na sessão de encerramento. No evento também irão participar outras personalidades de relevo no panorama político, social e académico.

Como habitualmente, no primeiro painel, será apresentado o Índice de Saúde Sustentável, desenvolvido pela NOVA Information Management School (NOVA IMS), que nesta edição destaca a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) face à pandemia de Covid-19. A Pedro Simões Coelho, Presidente do Conselho Científico e Professor Catedrático da NOVA IMS, juntam-se para discussão dos resultados Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, e Ricardo Batista Leite, deputado e vice presidente do grupo parlamentar do PSD.

Sob o mote “É tempo de olhar em frente”, será ainda promovido um debate sobre a recuperação da atividade do SNS no pós-pandemia e o futuro dos cuidados de saúde em Portugal. Este segundo painel reúne Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, António Araújo, diretor do serviço de oncologia médica do Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Armando Carvalho, diretor do serviço de medicina interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Carlos Rabaçal, chefe do serviço de cardiologia do Hospital Vila Franca de Xira.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights