No seu boletim diário, a Autoridade de Saúde açoriana explica que dois destes novos casos se referem a “passageiros com testes positivos à chegada, um residente e um não residente”, e que “os restantes são em contexto de transmissão comunitária”.
O concelho da Ribeira Grande regista hoje 15 novos casos (seis em Rabo de Peixe, cinco na Maia, dois em Porto Formoso, um na Ribeirinha e um na Ribeira Seca).
No concelho de Ponta Delgada, foram detetados nove novos casos (quatro em São Pedro e um em cada uma das freguesias de Fajã de Baixo, Livramento, São Sebastião, Arrifes e Fenais da Luz), enquanto na Lagoa foi diagnosticado um novo doente no Rosário e em Vila Franca do Campo foi registado um novo caso em São Miguel.
A Autoridade de Saúde diz ainda que “não há registo de recuperações nas últimas 24 horas” e que à data de hoje estão internados 14 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com três deles em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
O arquipélago conta presentemente com 294 casos positivos ativos, todos em São Miguel.
Não há cadeias de transmissão local ativas, sendo que foram extintas 203 até ao presente.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.723 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 5.266 pessoas e morrido 33.
“Desde 31 de dezembro de 2020 e até 04 de junho corrente, foram administradas nos Açores 146.999 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 92.036 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose e 54.963 pessoas com ambas as doses”, no âmbito do Plano Regional de Vacinação, refere também o comunicado.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3.731.297 mortos no mundo, resultantes de mais de 173,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 17.034 pessoas dos 852.646 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
LUSA/HN
0 Comments