G7: Joe Biden recebe chanceler alemã em julho

11 de Junho 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá a chanceler alemã Angela Merkel a 15 de julho na Casa Branca, anunciou esta sexta-feira o porta-voz à margem da cimeira G7 na Cornualha.

A líder alemã, que deve cessar funções após as eleições legislativas de setembro, tinha um relacionamento difícil com o antecessor de Biden, Donald Trump.

“A visita da chanceler Merkel vai pôr em evidência os laços profundos entre os Estados Unidos e a Alemanha”, disse Jen Psaki num comunicado, especificando que a pandemia de Covid-19 e o ambiente estariam entre os temas prioritários do encontro.

Até ao momento, o Presidente democrata recebeu pessoalmente apenas dois líderes estrangeiros: o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Embora Alemanha e Estados Unidos mantenham tradicionalmente relações estreitas, o mandato de Trump foi marcado por um notável arrefecimento entre Berlim e Washington.

O ex-presidente atacou em particular o que considerou ser a contribuição muito baixa da Alemanha para o orçamento da NATO e criticou as exportações alemãs.

Em julho anunciou, sem consulta, o regresso de 12 mil soldados norte-americanos estacionados na Alemanha, projeto que foi abandonado por Joe Biden assim que ele assumiu o poder.

A cimeira do G7 decorre entre hoje e domingo, juntando presencialmente pela primeira vez em dois anos dirigentes dos países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e da União Europeia.

Sob a presidência do Reino Unido, para esta edição foram convidados o Secretário-geral da ONU, António Guterres, e os líderes da Austrália, África do Sul, Coréia do Sul e Índia, mas este último vai intervir por videoconferência.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights