Médicos do Centro destacam exemplo do Baixo Mondego na resposta à pandemia

16 de Junho 2021

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou esta quarta-feira o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego como um exemplo na resposta à pandemia da Covid-19 e no processo de vacinação.

Em declarações à agência Lusa, no final de uma visita ao Centro de Saúde Norton de Matos e de uma reunião com o ACES Baixo Mondego, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, salientou o acompanhamento a 173 mil utentes, no âmbito do Trace Covid-19.

“É um exemplo de um alto nível de resposta”, frisou o dirigente, salientando o “trabalho fantástico” efetuado no período Covid-19 no acompanhamento diário, “que, frequentemente, era feito duas vezes ao dia”.

O presidente do SRCOM elogiou a forma como os centros de saúde mantiveram o acompanhamento aos utentes, preferencialmente com consultas presenciais, apesar de todos os constrangimentos de distância, mas também com contactos telefónicos”.

“Foi uma resposta de elevada qualidade em termos de acesso aos cuidados de saúde, embora muitas pessoas ainda tenham receio de se deslocar aos centros de saúde e hospitais”, constatou.

Carlos Cortes elogiou ainda a articulação com os hospitais através da teleconsulta nos cuidados mais diferenciados, em que os doentes, o médico de família e o especialista podiam resolver o problema de saúde.

Para o médico, contrariamente à “mensagem difundida, os centros de saúde não diminuíram a atividade”, com os médicos de família a “terem de trabalhar o triplo e a dar apoio no processo de vacinação”.

Segundo o presidente da SRCOM, foram administradas 270 mil inoculações no ACES do Baixo Mondego, que corresponde a 42% da população vacinada da sua área de abrangência, “um valor que é muito bom e representa uma das mais altas taxas do país”.

No entanto, o dirigente apelou à população a manter os cuidados e as regras de segurança “porque o vírus não acabou e vai fazer parte do presente e do futuro”.

“As pessoas têm de manter uma postura de grande cidadania e de grande responsabilidade para não existir disseminação do vírus, como acontece noutras zonas do país”, alertou.

A SRCOM iniciou hoje um conjunto de visitas a várias unidades de saúde da região, no sentido de conhecer as especificidades da retoma da atividade assistencial após a fase mais crítica de saúde pública provocada pela pandemia da covid-19.

“Estamos numa fase crucial da resposta aos doentes, após um período especialmente complexo. A Ordem dos Médicos reconhece o esforço, a dedicação, o empenho de todos nesta pandemia e, com estas visitas, procuraremos entender quais as circunstâncias e quais as necessidades de cada unidade”, adiantou Carlos Cortes.

A área de influência do ACES do Baixo Mondego corresponde aos concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho, Penacova e Soure, no distrito de Coimbra, Mealhada e Mortágua (distritos de Aveiro e Viseu, respetivamente), abrangendo um total de 15 centros de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights