Hilab e Pantest anunciam parceria internacional

23 de Junho 2021

Com o propósito de reinventar a tecnologia médica, criando soluções que ajudam a democratizar o acesso à saúde em todo o mundo, a Hilab chega a Portugal através da parceria com o laboratório Pantest.

A Pantest é o parceiro internacional da startup na Europa, onde atuará numa primeira fase como distribuidor e depois como fabricante dos testes da Hilab, com foco sobretudo em farmácias e clínicas, “além de dar suporte em temas regulatórios”, lê-se no comunicado de imprensa.

A startup já conseguiu a marca CE para o teste de antigénio à Covid-19 e, em breve, contará com a aprovação de outros exames e do aparelho Hilab para ser utilizado em Portugal.

Entre os exames que a Hilab irá comercializar e fabricar em parceria com a Pantest, segundo o comunicado, estão os de identificação do SARS-CoV-2: Covid-19 IgG/IgM, Covid-19 Ag e Covid-19 LAMP. Além disso, pretende-se comercializar outros exames, como: “Vitamina D, Perfil Lipídico, Glicemia, Beta hcG, Influenza A e B, Sífilis, Hemoglobina Glicada e Função Renal”. O site da Hilab, os vídeos, materiais de treino, textos de especialistas, bulas e materiais técnicos serão traduzidos para o idioma local.

O dispositivo Hilab pode funcionar em qualquer parte do mundo, já que usa IoT, inteligência artificial e internet para a realização dos exames. Após a recolha do material que será examinado, a amostra é colocada em contacto com os reagentes dentro de uma pequena cápsula, que é depositada dentro do dispositivo, que cabe na palma da mão.

O dispositivo cria uma “versão digital” da amostra, que é transmitida instantaneamente via internet para a equipa de biomédicos em laboratório físico, onde especialistas, que contam com o auxílio de algoritmos de inteligência artificial (IA), vão emitir um parecer em minutos.

O doente recebe o resultado no telemóvel, por SMS, ou na app Hilab. Em Portugal, as amostras recolhidas através do dispositivo Hilab serão analisadas por uma equipa de biomédicos portugueses, coordenados pela Professora Susana Almeida, investigadora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto.

“É muito gratificante levar a nossa tecnologia, que ajuda milhares de pessoas no Brasil e que agora estará em Portugal. Este é o nosso primeiro passo na internacionalização da Hilab e estamos felizes em poder alcançar novas pessoas, democratizando o acesso à saúde em todo o mundo”, disse Marcus Figueredo, CEO da Hilab.

“É bastante gratificante para a Pantest ser reconhecida por uma empresa como a Hilab como um parceiro estratégico, não só na distribuição como no fabrico dos seus produtos a serem distribuídos na Europa. Esta parceria permite reforçar o que tem vindo a ser a estratégia de internacionalização da Pantest”, afirmou Catarina de Almeida, diretora da Pantest.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights