Médicos alemães desaconselham viagens a destinos com predominância da variante Delta

24 de Junho 2021

A Associação Médica Alemã (Bundesärtztekammer) desaconselhou esta quarta-feira viagens até áreas com predominância da variante delta, numa altura em que o país se prepara para reabrir as fronteiras a cidadãos de fora da União Europeia.

Em declarações feitas ao grupo de ‘media’ Funke, o presidente desta associação, Klaus Reinhardt, pediu que “áreas particularmente afetadas pela variante delta” sejam “evitadas”.

Com a diminuição progressiva de novos casos, a Alemanha vai reabrir, na sexta-feira, as fronteiras a todos os provenientes de países de fora da União Europeia.

Mantém-se, ainda assim, a proibição de entrada a quem chegue de “áreas com variantes alvo de preocupação”.

Países como a Índia ou o Reino Unido fazem parte desta lista. Apenas residentes ou cidadãos alemães estão autorizados a entrar, mas com a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias, mesmo se apresentado um teste negativo ou comprovativo de vacina tomada.

Klaus Reinhardt concorda que, a médio prazo, a variante delta vai prevalecer, mesmo na Alemanha que contabiliza, nesta altura, 6% a 7% do total de casos.

O presidente da Associação Médica Alemã acredita ainda que o número de novas infeções voltará a crescer no final do verão. Uma quarta vaga irá depender da velocidade da campanha de vacinação. Nesta altura, mais de 30% dos residentes na Alemanha já receberam as duas doses da vacina.

Lothar Wieler, diretor do Instituto Robert Koch (RKI, na sigla em alemão), já tinha sublinhado na sexta-feira que “não está em causa se a variante será dominante, mas sim quando”.

Para fazer face ao expectável número crescente de casos da variante delta, o infeciologista do hospital Charité, Christian Drosten, apelou a uma rápida vacinação.

“É isso que precisamos de fazer agora”, sublinhou hoje na NDR-Info.

Na terça-feira, alguns estados federados reportaram a proporção de casos desta variante.

Em Hesse, por exemplo, a percentagem já ultrapassa os 20%, enquanto na Baviera o número quase duplicou numa semana, de 132 para 229 casos.

De acordo com o RKI, a Alemanha contabilizou nas últimas 24 horas mais 1.016 novos casos de covid-19, e 51 vítimas mortais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This