Tóquio2020: Imperador do Japão preocupado com possível aumento de contágios

24 de Junho 2021

O imperador Naruhito, do Japão, manifestou esta quinta-feira “preocupação” com o risco de os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que começam em 23 de julho, poderem aumentar os contágios de infeção com o novo coronavírus.

De acordo com a assessoria de imprensa da casa imperial nipónica, o imperador manifestou, no seu círculo mais próximo, “grande preocupação pela atual situação de contágios”.

“Creio que está preocupado com as vozes de protesto da população japonesa, e com o facto de a realização dos Jogos poder aumentar os contágios”, afirmou o assessor de imprensa Yasuhiko Nishimura.

O imperador, que só se dirige de forma direta aos japoneses em ocasiões especiais, como o dia do seu aniversário, expressou, de acordo com a mesma fonte, confiança nos organizadores, desejando que este “façam todo o possível” para evitar um aumento do número de casos.

Na segunda-feira, foi levantado o estado de emergência sanitária imposto devido à pandemia de Covid-19 que vigorava em Tóquio e noutras regiões do país, depois de o número de contágios ter vindo a baixar desde meados de maio.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto, e serão disputados num sistema de “bolha”, com fortes restrições de circulação para todos os participantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights