Bayer adquire Noria e PSMA Therapeutics

2 de Julho 2021

A Bayer anunciou esta sexta-feira que adquiriu a Noria Therapeutics Inc. (Noria) e a PSMA Therapeutics Inc. para expandir o seu portefólio no cancro da próstata.

De acordo com o comunicado da Bayer, através desta aquisição, a empresa obterá os direitos exclusivos de uma terapêutica diferenciada de radionuclídeos emissores de partículas alfa baseada em actínio-225 e numa pequena molécula direcionada ao antigénio de membrana específico da próstata (PSMA).

A aquisição amplia o portefólio de oncologia da Bayer de terapêuticas direcionadas com partículas alfa (TAT), que inclui atualmente o medicamento Xofigo™ (dicloreto de rádio-223) e a plataforma exclusiva de TAT à base de tório-227 sob investigação.

O programa que antecede o pedido de avaliação do novo medicamento experimental centra-se no tratamento do cancro da próstata, o segundo cancro mais frequentemente diagnosticado em homens. A Bayer indica que, com base “no seu desenho único, esta terapêutica poderá oferecer um perfil diferenciado de eficácia e segurança e constituir uma potencial resposta a uma necessidade médica não atendida importante para os homens com cancro da próstata”.

“A Bayer está concentrada em responder às várias necessidades médicas dos doentes oncológicos, proporcionando tratamentos que melhorem os resultados desses doentes nas diferentes fases da doença”, afirmou Robert LaCaze, membro do comité executivo da Divisão Farmacêutica e diretor da Unidade Estratégica de Negócio de Oncologia da Bayer. “Esta aquisição constitui um novo marco importante no reforço do portefólio de oncologia da Bayer, aliando o conhecimento interno a colaborações e acordos estratégicos.”

As empresas adquiridas pela Bayer, a Noria e a PSMA Therapeutics, detêm direitos exclusivos a nível mundial sobre a tecnologia licenciada da Faculdade de Medicina Weill Cornell (Nova Iorque, NY, EUA) e da Universidade Johns Hopkins (Baltimore, MD, EUA). A Noria foi fundada pelo Dr. John Babich, diretor de Ciências Radiofarmacêuticas em Radiologia da Faculdade de Medicina Weill Cornell.

“A Faculdade de Medicina Weill Cornell está empenhada em trazer as inovações desenvolvidas pela nossa faculdade para o mercado, para que os doentes possam beneficiar das terapêuticas mais recentes”, revelou a Dra. Lisa Placanica, diretora sénior do Centro de Licenciamento de Tecnologia da Faculdade de Medicina Weill Cornell. “A aquisição pela Bayer da Noria e da PSMA Therapeutics, empresas que fizeram crescer a tecnologia radiofarmacêutica e de diagnóstico do Dr. Babich, constitui um marco importante no desenvolvimento farmacêutico, e aguardamos com expetativa os avanços que esta colaboração poderá proporcionar no reforço das terapêuticas para o cancro da próstata.”

“Com a primeira e única terapêutica direcionada com partículas alfa aprovada — Xofigo — e a sua experiência singular em toda a cadeia de valor — desde as fases iniciais de investigação até ao abastecimento —, a Bayer estabeleceu com sucesso as TAT como parte do tratamento de referência dos doentes com cancro da próstata a nível mundial. Através da adição de uma pequena molécula inovadora marcada com actínio-225 à plataforma de terapêuticas direcionadas à base de conjugados de tório sob investigação, que a empresa está atualmente a desenvolver para vários tipos de cancro, a Bayer fomentará o avanço de opções de tratamento diferenciadas para os doentes com cancro, que podem realmente fazer a diferença”, lê-se no comunicado.

“Apesar do aumento global da sobrevivência dos doentes com cancro, continuam a existir necessidades importantes não atendidas em oncologia”, referiu a Dra. Marianne De Backer, MBA, PhD, membro do comité executivo da Divisão Farmacêutica e diretora de Estratégia e Desenvolvimento de Negócio e Licenciamento da Bayer. “Continuamos empenhados em explorar potenciais colaborações para desenvolver opções terapêuticas científicas inovadoras e pioneiras para os doentes com necessidades não atendidas.”

PR/HN/Rita Antunes

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights