Câmara de Odemira reabre fundo de emergência municipal para empresas

2 de Julho 2021

A Câmara de Odemira (Beja) reabriu o fundo de emergência municipal destinado a empresas de comércio e serviços, para as apoiar face à quebra de rendimentos provocada pelas restrições decorrentes do combate à pandemia de Covid-19.

A nova fase de candidaturas do Fundo de Emergência Municipal Odemira Empreende + decorre até ao final deste mês, informou a câmara municipal alentejana, em comunicado enviado à agência Lusa.

O município disse entender “como necessário reforçar o apoio à economia do concelho”, em especial “às centenas de micro e pequenas empresas”, face à quebra de rendimentos provocada pelas restrições impostas no âmbito do combate à pandemia de Covid-19.

A atividade destas foi “amplamente condicionada”, pelo que a reabertura do fundo tem em vista “a preservação e a continuidade da atividade económica e do emprego no concelho de Odemira”, frisou a autarquia.

Esta iniciativa, já aprovada em reunião camarária, realizada na semana passada, complementa outras “medidas extraordinárias de apoio às empresas, como resposta à crise social e económica, definidas em 2020 e 2021”, segundo o município.

O fundo de emergência municipal é dirigido aos empresários em nome individual e a sociedades comerciais com atividades exclusivas dos setores do comércio e serviços com sede no concelho, com volume de negócios, em 2020, até ao limite de 500 mil euros (exceto atividades de restauração e similares).

“Será concedido um apoio financeiro por beneficiário”, disse a autarquia.

Podem candidatar-se ao presente apoio os empresários em nome individual e as sociedades comerciais que, cumulativamente, estejam sediadas no concelho há mais de seis meses, não tenham dívidas à Autoridade Tributária e Aduaneira e à Segurança Social, apresentem uma redução de faturação superior a 15% em 2020, face ao ano anterior, e tenham exercido a atividade, no ano passado, pelo período mínimo de seis meses.

“O fundo extingue-se automaticamente em 30 de novembro” deste ano e os beneficiários do apoio “ficam obrigados ao funcionamento da atividade até 31 de dezembro”, notou ainda a autarquia.

De acordo com o mapa de risco da incidência da Covid-19, apresentado pelo Governo esta quinta-feira, Odemira é um dos 26 municípios do país em risco elevado.

As regras aplicáveis a estes concelhos são o teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam; restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22:30 (no interior com o máximo de seis pessoas por grupo e em esplanada com 10 pessoas por grupo), espetáculos culturais até às 22:30, casamentos e batizados com 50% da lotação e comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21:00.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights