Sindicato alerta para constrangimentos gerados por aposentação da diretora do INEM Centro

3 de Julho 2021

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar alertou hoje para o risco de constrangimentos no acionamento de meios em caso de acidente grave na zona Centro do país, por não ter sido nomeado substituto para a diretora regional, aposentada quinta-feira.

Rui Lázaro, presidente do sindicato, disse à Lusa que a diretora da delegação regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Regina Pimentel, comunicou na quarta-feira aos trabalhadores ter recebido nesse dia a informação da Caixa Geral de Aposentações de que passaria à condição de aposentada a partir de quinta-feira, enviando uma mensagem de despedida.

Segundo Rui Lázaro, não foi dada qualquer informação sobre a nomeação, pelo Conselho Diretivo do INEM, de qualquer substituto, “nem sequer temporário”, o que, afirmou, coloca em causa não apenas procedimentos burocráticos que são da exclusiva responsabilidade da diretora, mas, sobretudo, pode gerar “constrangimentos operacionais”.

Salientando ser “exclusiva competência da diretora a ativação de meios de exceção” em caso de catástrofe ou situação multivítmas, Rui Lázaro disse não acreditar “que ficasse a resposta por dar”, mas que, certamente, existiram “alguns constrangimentos, porque os trabalhadores nem sequer sabem para quem ligar para pedir essa autorização, caso seja necessária”.

Além dessa situação, o sindicato alerta para as autorizações administrativas que dependem exclusivamente da diretora, não podendo ser delegadas, como o processamento de pagamentos, de trabalho suplementar ou de horários.

Para Rui Lázaro, no mínimo, o Conselho Diretivo deveria ter nomeado alguém para exercer as funções de Regina Pimentel, “nem que seja temporariamente”, como aconteceu nos períodos de férias da diretora.

A Lusa contactou o INEM, mas não obteve resposta até ao momento.

HN/NR/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights