Patologia do ombro é a segunda causa de consulta em Ortopedia

13 de Julho 2021

Dr. Pedro Pimentão Ortopedista do Hospital da Cruz Vermelha

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Patologia do ombro é a segunda causa de consulta em Ortopedia

13/07/2021 | Hospital cruz vermelha

O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano, sustentada e estabilizada apenas por músculos, ligamentos e tendões, o que a tornam mais vulnerável a sobrecargas e movimentos repetitivos, cada vez mais frequentes no nosso dia a dia. As consultas de patologia do ombro são as segundas mais frequentes em Ortopedia, logo a seguir às de patologia da coluna.

A consequência da sobrecarga do ombro é sobretudo a dor, que pode levar a uma limitação muito acentuada da articulação por incapacidade de a movimentar. As lesões mais frequentes, e por ordem progressiva de tempo de duração de sintomas, são as bursites, tendinites (cálcicas ou não) e finalmente a rotura do tendão ou tendões.

Estas patologias clínicas são por vezes difíceis de destrinçar apenas pelo exame clínico, tendo também a dor no ombro, como característica “infeliz”, o condão de agravar na posição de deitado, o que impede o sono tranquilo.

Num diagnóstico de bursite ou tendinite, o tratamento habitual contempla três modalidades: medicação, fisioterapia e infiltração com corticoide (em avaliação ainda o uso de fatores plaquetários de crescimento). Qualquer deles pode resolver o quadro. A escolha depende da avaliação médica e da aderência informada do doente. No caso de rotura tendinosa, a solução cirúrgica tem que ser equacionada.

A dor, quando não cede com medicação e se deixa prolongar, pode levar a limitação grave da mobilidade articular, pelo que uma avaliação especializada e o tratamento adequado são fundamentais para impedir um quadro de capsulite adesiva, também conhecido como “ombro congelado”.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights