DGO divulga hoje síntese de execução orçamental até junho

26 de Julho 2021

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar esta segunda-feira a síntese de execução orçamental até junho, após ter sido registado um défice de 5.401 milhões de euros até maio, devido à pandemia de Covid-19.

O défice das contas públicas foi de 5.401 milhões de euros (ME) até maio, um agravamento de 1.895 ME face ao mesmo período do ano passado devido aos efeitos da pandemia, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério das Finanças.

Conforme adiantou, na altura, o gabinete liderado por João Leão, “a evolução do défice é explicada pela redução da receita (-1,8%) e acréscimo da despesa primária (+4,4%), reflexo dos impactos negativos do confinamento na economia e das medidas extraordinárias de apoio direcionadas a famílias e empresas”.

Até maio, o Estado arrecadou menos 1.030,0 milhões de euros, uma quebra de 6,7% face ao mesmo período de 2020, com a generalidade dos impostos a revelar um comportamento negativo.

Para esta quebra contribuíram, sobretudo, o IVA e o IRS.

Entre janeiro e maio, a receita fiscal arrecadada pelo Estado totalizou 14.458,2 milhões de euros. Nos primeiros cinco meses de 2020, o valor ascendeu a 15.488,1 milhões de euros.

No mês em causa, os pagamentos em atraso das entidades públicas, por seu turno, fixaram-se em 717,9 milhões de euros, mais 332,3 milhões de euros face ao período homólogo de 2020.

Já o excedente da Segurança Social situou-se em 299,1 milhões de euros, uma quebra de 335,8 milhões de euros em comparação com o mesmo período de 2020.

A pandemia de Covid-19 custou aos cofres do Estado 3.695,4 milhões de euros até maio, dos quais 438,8 milhões por redução da receita e 3.256,6 milhões por aumento de despesa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights