António Costa envia “palavra de confiança” aos autarcas socialistas e pede empenho no PRR

3 de Agosto 2021

 O secretário-geral do PS, António Costa, endereçou esta terça-feira aos autarcas socialistas “uma palavra de confiança”, destacando o papel “essencial” que terão na execução do Plano de Recuperação e Resiliência e no PT2030.

Numa mensagem enviada às estruturas e autarcas socialistas, à qual a agência Lusa teve acesso, António Costa começa por destacar alguns indicadores nacionais e a campanha de vacinação em curso contra a Covid-19.

“A campanha de vacinação dá-nos confiança de que vamos vencer esta pandemia que enfrentamos já há ano e meio. Por outro lado, as medidas que adotámos para proteger o emprego, os rendimentos e as empresas têm dado resultados positivos”, escreve o também primeiro-ministro português.

No primeiro trimestre do ano de 2021, continua, o país alcançou “um novo máximo histórico de investimento empresarial”, “as exportações de bens aumentaram mesmo em 2020” e “a taxa de desemprego regressou ao nível pré-pandemia (6,9)”.

“Agora temos um PRR e um PT 2030 para executar. Uma oportunidade histórica de responder aos nossos grandes desafios: a demografia, as alterações climáticas, as desigualdades, as qualificações e a inovação como motores do desenvolvimento”, destaca Costa.

Para esse “autêntico objetivo nacional”, aponta, “as autarcas e os autarcas de todo o país são essenciais”.

“A sua proximidade às pessoas e às suas dificuldades são o melhor esteio para as respostas que é necessário encontrar. Quero, por isso, dar-vos uma palavra de confiança neste momento”, sublinha.

Deixando uma palavra de agradecimento pelo trabalho feito até ao momento, António Costa diz contar com todos os autarcas socialistas.

“É a hora de irmos ao encontro de todas e de todos os cidadãos para lhes dizer que, como sempre, cá estamos para servir as comunidades locais e para servirmos o país. Conto convosco”, remata.

Em julho, o PS anunciou que vai concorrer sozinho nas próximas eleições autárquicas em 95% dos municípios, integrará seis coligações e vai apoiar grupos de cidadãos em oito concelhos, apresentando 51 candidatos independentes a presidências de câmaras.

Segundo o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, os socialistas vão concorrer em coligação nos municípios de Aveiro, Cascais, Funchal, Maia, Felgueiras e Penafiel, tendo como objetivo eleitoral nacional manter as presidências das associações Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e de Freguesias (ANAFRE).

Na segunda-feira (02) foi o último dia para a entrega das listas de candidatos às eleições autárquicas de 26 de setembro, dia que ficou também marcado pela greve dos funcionários judiciais.

Esta terça-feira, o juiz procederá ao sorteio da ordem das listas no boletim de voto, e o resultado enviado à Comissão Nacional de Eleições e ao presidente da câmara.

Será feita uma primeira análise e as listas retificadas serão publicadas em frente ao tribunal até 14 de agosto, embora possam ainda ser admitidos recursos que podem seguir até ao Tribunal Constitucional.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Morreu José Luís Pio Abreu, figura maior da Psiquiatria em Portugal

A HealthNews lamenta profundamente o falecimento do Professor Doutor José Luís Pio Abreu, uma das mais marcantes figuras da Psiquiatria portuguesa. Médico, professor, pensador e autor, Pio Abreu deixa um legado notável de conhecimento, reflexão e humanidade. Tinha 81 anos.

Obra de 2,8 ME no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou hoje a autarquia. O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights