Açores com 61% da população com vacinação completa e 64% com a primeira dose

6 de Agosto 2021

Os Açores têm 61% da população com a vacinação completa contra a Covid-19 e 64% com a primeira dose, aproximando-se das 300 mil doses aplicadas, revelou esta sexta-feira o secretário Regional da Saúde.

Em conferência de imprensa realizada em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Clélio Meneses considerou estarem em causa “níveis de proteção significativa”, indicando que “apenas sete países no mundo têm um nível de vacinação superior a 61%”.

O governante frisou que a região tem recursos e tem vacinas, pelo que falta “a vontade das pessoas para serem vacinadas”, acrescentando ser este “o meio mais eficaz para combater a pandemia”.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até segunda-feira, tinham sido vacinadas nos Açores 145.562 pessoas com a primeira dose (61,5%) e 137.897 tinham a vacinação completa (58,2%), de acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional.

“Estamos no bom caminho, mas é necessário mais um esforço”, observou hoje o secretário Regional.

Clélio Meneses indicou que, na quinta-feira, na iniciativa Casa Aberta (vacinação sem marcação para maiores de 18 anos) da ilha de São Miguel, estiveram 200 pessoas, quando a capacidade instalada era para receber 1.000.

A iniciativa de vacinação sem agendamento vai também ser realizada na ilha Terceira, na próxima semana, revelou o governante.

“Temos capacidade instalada para vacinar. Vacinemo-nos todos”, insistiu.

Clélio Meneses disse ainda que “a população açoriana mais vulnerável já está com a vacinação completa”, alertando para a dificuldade de contacto das unidades de saúde para agendamento da vacinação.

Em cinco ilhas, há já mais de 70% da população vacinada, indicou.

Em Santa Maria, o registo é de 78% da população, na Graciosa e em São Jorge de 75%, no Pico de 76% e no Corvo de 82%.

Em duas ilhas – Faial (69%) e Flores (67%) – faltam 100 doses para atingir os 70% da população vacinada.

O secretário Regional indicou em 29 de julho que a região ia intensificar a vacinação contra a Covid-19, alargando horários e o número de inoculações diárias.

A perspetiva é alcançar 70% da população açoriana vacinada durante o mês de agosto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights