Autoridades chinesas anunciam fim do rastreio aos onze milhões de habitantes de Wuhan

9 de Agosto 2021

As autoridades da cidade chinesa de Wuhan anunciaram o fim de uma operação de rastreio da Covid-19, organizada após um ressurgimento da doença, mais de um ano após o seu aparecimento pela primeira vez na cidade.

Testes realizados a mais de onze milhões de pessoas desde terça-feira proporcionam uma “cobertura completa” de todos os residentes da cidade, exceto crianças com menos de seis anos e estudantes em férias no estrangeiro, anunciou numa conferência de imprensa Li Tao, um alto funcionário municipal, de acordo com a agência noticiosa Xinhua, citada pela agência France Presse.

Este sábado, Wuhan registou 37 casos de Covid-19 transmitidos localmente e 41 portadores assintomáticos do vírus SARS-CoV-2 foram identificados na última ronda de testes, de acordo com a Xinhua.

As autoridades da cidade anunciaram na semana passada que tinham identificado sete casos entre trabalhadores migrantes de outras províncias.

A China anunciou há um ano ter praticamente erradicado a doença, depois do aparecimento do SARS-CoV-2 em Wuhan no final de 2019, expresso através de um surto inicial que levou a um confinamento rigoroso da população da cidade no início de 2020. Agora o país está a enfrentar um ressurgimento da doença.

As autoridades chinesas anunciaram a mobilização de mais de 28 mil trabalhadores da área da saúde, que foram alocados numa campanha de rastreio levada a cabo num total de 2.800 locais.

A nova variante Delta foi identificada em dezenas de cidades, e espalhou-se por toda a China, segundo as autoridades chinesas, depois de os trabalhadores de limpeza no aeroporto de Nanjing terem sido infetados.

Em resposta ao ressurgimento da Covid-19, as autoridades chinesas decretaram o confinamento da população de cidades inteiras e tomaram medidas como a interrupção das ligações de transportes domésticos e a organização de rastreios massivos.

Pequim reforçou ainda as restrições às viagens de chineses de e para o estrangeiro.

Na quarta-feira, as autoridades de imigração chinesas anunciaram que deixariam de emitir passaportes comuns e outros documentos para saídas do país por razões “não imperativas e não urgentes”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Informação HealthNews: Ana Paula Martins será reconduzida no cargo

De acordo com diferentes fontes contactada pelo Healthnews, Ana Paula Martinis será reconduzida no cargo de Ministra da Saúde do XXV Governo constitucional, numa decisão que terá sido acolhida após discussão sobre se era comportável a manutenção da atual ministra no cargo, nos órgão internos da AD. Na corrida ao cargo, para além de Ana Paula Martins estava Ana Povo, atual Secretária de Estado da Saúde, que muitos consideravam ser a melhor opção de continuidade e Eurico Castro Alves, secretário de estado da Saúde do XX Governo Constitucional.

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights