Portugal participa em ajuda de emergência da UE à Tunísia

17 de Agosto 2021

Treze países europeus, entre os quais Portugal, mobilizaram ajuda de emergência, através do mecanismo europeu de proteção civil, para apoiar a Tunísia no combate à pandemia da Covid-19, anunciou esta terça-feira a Comissão Europeia.

Apontando que a situação sanitária na Tunísia é “preocupante”, o que levou as autoridades tunisinas a solicitar ajuda à UE, o executivo comunitário anunciou hoje que Áustria, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Luxemburgo, Malta, Noruega (que, não sendo Estado-membro da UE, participa no mecanismo), Portugal, Letónia, República Checa, Croácia e Roménia “reagiram ao pedido” de Tunes e a ajuda já começou a chegar ao país do norte de África.

De acordo com a Comissão, já foram entregues cerca de 1,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, perto de oito milhões de máscaras de proteção, e ainda testes de antigénio, ventiladores, concentradores de oxigénio, camas de enfermaria e outro equipamento médico vital, tendo ainda viajado para Tunes uma equipa médica da Roménia, para prestar apoio adicional. Mais recursos deverão chegar ao país durante o mês de agosto.

Bruxelas acrescenta que a UE também já destinou uma ajuda de 700 mil euros à Tunísia para fazer face à situação sanitária crítica que o país atravessa atualmente, especificando que este apoio financeiro se destina a responder a “necessidades imediatas e críticas relacionadas com a gestão de casos de covid-19”, e também na “coordenação e apoio da campanha de vacinação na Tunísia”.

“Agradeço a todos os Estados-membros da UE que responderam prontamente ao pedido de assistência da Tunísia, assim como ao mecanismo europeu de proteção civil, que tornou isto possível graças a uma rápida coordenação. Este é um verdadeiro exemplo do espírito de solidariedade que impulsiona as operações da UE. Juntamente com os Estados-membros, a UE continuará a assegurar o acesso internacional a vacinas, equipamento médico e outros apoios para pôr fim à pandemia”, comentou o comissário responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

A Tunísia é dos países africanos atualmente mais afetados pela pandemia da Covid-19, registando, a seguir à África do Sul, o segundo número mais elevado de vítimas mortais (mais de 22 mil óbitos) do continente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights