CDS-PP questiona governo sobre vacinação de nadadores-salvadores

18 de Agosto 2021

O CDS-PP questionou esta quarta-feira o Governo sobre a vacinação contra a Covid-19 de nadadores-salvadores, apontando que são um grupo "sujeito a um contacto de grande proximidade", o que "agrava o risco de contágio".

Numa pergunta dirigida ao ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, os centristas sustentam que sempre entenderam, “no âmbito da atual crise pandémica, que os nadadores-salvadores são um grupo que está sujeito a um contacto de grande proximidade, o que, só por si, já agrava o risco de contágio”.

Por esse motivo, continuam, o partido apresentou uma iniciativa “que previa que, entre outras medidas, fossem fornecidos aos nadadores-salvadores os equipamentos de proteção individual necessários, não tendo sido aprovada devido aos votos contra do PS, PCP, PEV e IL”.

“Do que temos conhecimento, a presente época balnear começou sem que fosse salvaguardada a vacinação dos nadadores-salvadores, pois não foram incluídos na lista de prioritários, não obstante a ‘task-force’ ter sido informada por ‘e-mail’ da pretensão destes socorristas”, escrevem.

Os centristas apontam que, “contrariamente aos nadadores-salvadores, quem presta auxílio e salvamento na via pública foi incluído nos grupos prioritários”, considerando que “esta discriminação deixa não só os nadadores-salvadores, como, inclusive, as pessoas socorridas num elevado risco de contágio devido à obrigatoriedade de contacto físico que a génese da própria atividade exige”.

Neste contexto, os deputados do CDS pretendem saber se o Governo “tomou alguma medida de apoio aos nadadores-salvadores, concretamente o fornecimento de equipamentos de proteção individual” e que motivo justificou “a não inclusão dos nadadores-salvadores nos grupos prioritários no âmbito do plano de vacinação, contrariamente ao que aconteceu a quem presta auxílio e salvamento em terra”.

O CDS quer ainda saber “quantos nadadores-salvadores estavam vacinados contra a Covid-19, e em que fase do processo de vacinação” no início da época balnear e ainda, “à data de hoje, quantos nadadores-salvadores estão vacinados contra a Covid-19, e em que fase do processo de vacinação”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This