Quatro casos positivos na Misericórdia de Proença-a-Nova

24 de Agosto 2021

O surto de Covid-19 detetado no início de agosto, na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, regista atualmente quatro casos positivos, todos eles de funcionários, não se verificando qualquer infeção entre os utentes.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, refere que as atividades abertas ao público “voltarão a decorrer dentro dos parâmetros definidos pela Direção Geral de Saúde (DGS), de acordo com a deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil após reunião esta segunda-feira”.

O município tinha decidido adiar todos os eventos abertos ao público nas últimas duas semanas, como medida de prevenção, no sentido de evitar o aumento de novos casos na comunidade, tendo em conta o surto registado na Santa Casa da Misericórdia de Ptoença-a-Nova.

“Neste momento, a situação pandémica no concelho encontra-se numa nova fase, com 13 casos positivos e 11 em vigilância, confirmando-se uma clara descida em relação aos últimos dias e ao retomar a uma esperada normalidade”, lê-se na nota.

Segundo a autarquia, na Misericórdia de Proença-a-Nova “existem atualmente “quatro casos positivos, todos eles funcionários, não se registando qualquer infeção entre os utentes”.

Apesar do cenário encorajador, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, deixa um alerta para a necessidade de se assumirem “comportamentos de segurança individual” na relação que se mantém em comunidade.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.439.888 mortes em todo o mundo, entre mais de 212,4 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.658 pessoas e foram contabilizados 1.022.807 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights