BIAL assina acordo para comercializar medicamento para o Parkinson na Europa

3 de Setembro 2021

A BIAL assinou um acordo de licenciamento exclusivo com a farmacêutica norte-americana Sunovion para a comercialização do medicamento para a doença de Parkinson na União Europeia, Espaço Económico Europeu e no Reino Unido.

Em comunicado, a BIAL revelou esta quinta-feira ter “fechado acordo” com a farmacêutica norte-americana Sunovion, uma empresa subsidiária da Sumitomo Dainippon Pharma, para a comercialização do “filme sublingual de apomorfina” na Europa.

A apomorfina sublingual é uma “nova formulação” da apomorfina em filme que se dissolve debaixo da língua para o tratamento agudo e intermitente dos períodos ‘OFF’ [estado de profunda imobilidade dos doentes] da doença de Parkinson.

O filme sublingual de apomorfina está aprovado com a marca Kynmobi, nos Estados Unidos da América (EUA) e no Canadá, sendo, atualmente, a “primeira e única terapia sublingual para o tratamento de episódios OFF da doença de Parkinson” nesses países.

O medicamento está atualmente em fase III de desenvolvimento clínico na Europa, sendo que, no acordo assinado, a BIAL será responsável pelo processo de aprovação e submissão regulamentar, bem como pelas interações com a Agência Europeia de Medicamentos.

Até ao final deste ano, a farmacêutica portuguesa prevê apresentar um pedido europeu de autorização de introdução no mercado para o filme sublingual de apomorfina, revela o comunicado.

Já a Sunovion receberá, como parte do acordo, um pagamento inicial pela concessão da licença, “decorrendo futuros pagamentos na sequência do processo de aprovação e comercialização deste medicamento”.

“A Sunovion fornecerá a apomorfina sublingual à BIAL em todas as dosagens existentes”, afirma a nota, acrescentando que a empresa norte-americana continuará a deter os direitos comerciais exclusivos de Kynmobi na América do Norte e noutras regiões do mundo, à exceção da União Europeia, Espaço Económico Europeu e no Reino Unido.

Citado no comunicado, António Portela, CEO da farmacêutica portuguesa diz estar “muito satisfeito” com o acordo e por a BIAL ser “o parceiro de eleição” da norte-americana na Europa.

“A BIAL tem um compromisso contínuo com os doentes de Parkinson. Esta parceria reflete esse compromisso com a comunidade de Parkinson e é também um passo importante na nossa estratégia de desenvolvimento e de expansão na Europa”, salienta.

António Portela diz ainda estar ansioso por poder disponibilizar a opção de tratamento e ajudar os doentes a lidar com “sintomas tão difíceis e incapacitantes como são os episódios OFF nas suas vidas”.

Também no documento, Antony Loebel, presidente e CEO da Sunovion, salienta que o medicamento “oferece aos profissionais de saúde e aos pacientes uma nova opção de tratamento para tratar episódios OFF”.

“Esperamos trabalhar com a BIAL para ajudar a expandir o acesso a esta importante opção de tratamento para as pessoas com doença de Parkinson em toda a Europa”, acrescenta.

A doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa, crónica e progressiva, sendo a segunda doença neurodegenerativa mais comum. Estima-se que até 2030, 10 milhões de pessoas em todo o mundo viverão com Parkinson.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights