“Ser Médico em Portugal” reúne testemunhos de 30 profissionais

7 de Dezembro 2022

O livro “Ser Médico em Portugal” é lançado esta quarta-feira, pelas 19h, na Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos.

O livro coordenado por Jaime Branco, Germano de Sousa e Álvaro Carvalho faz um retrato da profissão e do estado da saúde no país através das reflexões de médicos de várias gerações e especialidades, com experiência no exercício da profissão dentro e fora de Portugal, no público e no privado.

A obra será apresentada pelo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro da Costa Pereira.

“Há uma preocupação comum a todos os autores: a degradação do estado da saúde no nosso país e a desvalorização do papel do médico”, explica Álvaro Carvalho.

Entre as propostas contidas no livro estão a necessidade de reformular os centros de saúde e a criação de concursos em permanência para recrutamento de médicos, colmatando as necessidades em especialidades e regiões problemáticas. Reflete-se ainda sobre a premente necessidade de salvaguardar a experiência no SNS, que se poderá perder com as aposentações de profissionais ou a sua saída por outros motivos, de modo a assegurar a formação de jovens médicos nos serviços.

“Há, em Portugal, muita ideologia acerca do que deve ser a prática da Medicina, nomeadamente pública, e pouca capacidade de criar compromissos a longo prazo, além dos ciclos governativos, que garantam a prossecução de políticas capazes de originar efeitos concretos e inovadores”, resume Jaime Branco.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Associação alerta para falhas nos vencimentos dos enfermeiros das USF

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou esta terça-feira para falhas nas remunerações dos enfermeiros destas unidades, agravadas pela retirada automática de “milhares de utentes” das listas que os penaliza no cálculo dos seus vencimentos.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights