Dois casos de vírus do Nilo detetados na província de Sevilha

3 de Setembro 2021

Dois casos de vírus do Nilo, infeção viral transmitida pela picada de mosquitos, foram detetados em Sevilha, Espanha, estando uma das pessoas nos cuidados intensivos, anunciou esta sexta-feira a autoridade regional de Saúde e Famílias espanhola.

O primeiro dos casos foi confirmado pelo Centro Nacional de Microbiologia e o segundo pelo laboratório de referência em Granada, referiu a autoridade sanitária em comunicado, no qual assinala que estes dois casos foram comunicados ao Sistema de Vigilância Epidemiológica.

O resultado dos testes levou à ativação do respetivo protocolo de medidas de saúde pública.

Em 20 de agosto, o vírus do Nilo fez a primeira vítima mortal deste ano em Espanha, uma septuagenária da localidade sevilhana de Coria del Río.

Tal como estabelecido no Programa de Vigilância e Controlo Integral de Vetores da Febre do Nilo Ocidental, a autoridade de Saúde e Famílias convocou o Comité da Direção para uma reunião na terça-feira.

O Ministério Regional da Saúde recordou que foram realizadas várias ações após a declaração de um surto em 2020, incluindo a criação de um grupo de especialistas em controlo de mosquitos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights