Portugal entrega 400 quilos de medicamentos a hospital pediátrico do Senegal

3 de Setembro 2021

Portugal vai entregar, na segunda-feira, 400 quilos de medicamentos ao hospital pediátrico Albert Royer, em Dacar, no âmbito da cooperação portuguesa com o Senegal, disse à Lusa o chefe de missão diplomática portuguesa em Dacar, Vítor Sereno.

De acordo com Vítor Sereno, o hospital pediátrico Albert Royer é “uma referência” no Senegal e na África Ocidental, acolhendo “crianças e jovens provenientes, entre outros países, da Guiné-Bissau, Gâmbia, Burquina Faso, Guiné-Conacri e Mali”.

A entrega dos medicamentos ocorre no âmbito da cooperação entre a Embaixada de Portugal em Dacar e o Ministério da Saúde e Ação Social do Senegal.

“Esta parceria estratégica iniciou-se em 2019 com a doação de equipamentos cirúrgicos, críticos para poder realizar exames urológicos necessários a recém-nascidos com malformações do trato urinário e dos órgãos genitais”, disse Vítor Sereno.

Na altura, explicou o diplomata português, “percorrendo todo o espaço e em conversa com a diretora do Albert Royer e os seus responsáveis de serviços, foi identificada a precariedade de acesso não só a equipamento médico de última geração, como o que se entregou, mas também dos mais essenciais medicamentos para bebés, crianças e adolescentes que o hospital diariamente cuida”.

Foi neste contexto, que surgiu a parceria com a farmacêutica BIAL, que ofereceu os medicamentos, e com a TAP, que transportou a carga para o Senegal.

A cerimónia de entrega dos medicamentos está agendada para segunda-feira, 06 de setembro de 2021, na sala de conferências do Albert Royer.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights