Portugal entrega 400 quilos de medicamentos a hospital pediátrico do Senegal

3 de Setembro 2021

Portugal vai entregar, na segunda-feira, 400 quilos de medicamentos ao hospital pediátrico Albert Royer, em Dacar, no âmbito da cooperação portuguesa com o Senegal, disse à Lusa o chefe de missão diplomática portuguesa em Dacar, Vítor Sereno.

De acordo com Vítor Sereno, o hospital pediátrico Albert Royer é “uma referência” no Senegal e na África Ocidental, acolhendo “crianças e jovens provenientes, entre outros países, da Guiné-Bissau, Gâmbia, Burquina Faso, Guiné-Conacri e Mali”.

A entrega dos medicamentos ocorre no âmbito da cooperação entre a Embaixada de Portugal em Dacar e o Ministério da Saúde e Ação Social do Senegal.

“Esta parceria estratégica iniciou-se em 2019 com a doação de equipamentos cirúrgicos, críticos para poder realizar exames urológicos necessários a recém-nascidos com malformações do trato urinário e dos órgãos genitais”, disse Vítor Sereno.

Na altura, explicou o diplomata português, “percorrendo todo o espaço e em conversa com a diretora do Albert Royer e os seus responsáveis de serviços, foi identificada a precariedade de acesso não só a equipamento médico de última geração, como o que se entregou, mas também dos mais essenciais medicamentos para bebés, crianças e adolescentes que o hospital diariamente cuida”.

Foi neste contexto, que surgiu a parceria com a farmacêutica BIAL, que ofereceu os medicamentos, e com a TAP, que transportou a carga para o Senegal.

A cerimónia de entrega dos medicamentos está agendada para segunda-feira, 06 de setembro de 2021, na sala de conferências do Albert Royer.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This