Lançado 2.º concurso para construção de centro de saúde em Ourique

1 de Outubro 2021

O segundo concurso público para a construção do novo Centro de Saúde de Ourique (Beja) já foi publicado em Diário da República e o presidente da câmara disse esta sexta-feira esperar que não fique deserto como o anterior.

O novo concurso público, lançado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e consultado pela agência Lusa, tem o valor base de 1.531.000 euros e um prazo de execução de 18 meses.

Para o presidente da Câmara de Ourique, o socialista Marcelo Guerreiro, esta “é uma boa notícia” para o concelho, dado tratar-se de “uma infraestrutura importante para a melhoria dos cuidados primários de saúde”.

O novo concurso tem agora um valor base que é superior em 352.138,41 euros relativamente ao primeiro, que comportou um montante de 1.178.861,79 euros.

“Esperemos que [este valor] seja suficiente” e “que a verba seja atrativa para que possam existir concorrentes e esta empreitada possa ser entregue”, observou Marcelo Guerreiro.

Em declarações à Lusa, o autarca alentejano lembrou que a câmara municipal “tem vindo, ao longo dos anos, a batalhar pela construção” do novo equipamento.

Nesse sentido, recordou que o município adquiriu o terreno onde o mesmo será construído, junto ao quartel dos bombeiros voluntários, que entretanto cedeu à ULSBA.

O presidente da autarquia disse ainda que a construção de um novo centro de saúde na vila “é fundamental”, uma vez que o atual que funciona em instalações cedidas pela Misericórdia “não tem as condições exigidas hoje em dia para a prestação de cuidados de saúde primários”.

“Portanto, esta nova infraestrutura vem trazer novas valências e um espaço com todas as condições para a prestação de cuidados de saúde primários de qualidade à população de Ourique”, frisou.

A obra do novo centro de saúde de Ourique é financiada em 85% por fundos comunitários, através do programa operacional regional Alentejo 2020, sendo os 15% da componente nacional assegurados pela ULSBA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights