Somália inaugura a primeira fábrica pública de oxigénio

1 de Outubro 2021

A Somália inaugurou esta sexta-feira, na capital, Mogadíscio, a primeira fábrica pública de oxigénio do país para ajudar as vítimas da Covid-19 a recuperar, noticiou a agência Associated Press (AP).

A fábrica foi instalada num hospital em Mogadíscio e espera-se que produza, por semana, cerca de 1.000 garrafas de oxigénio, segundo a mesma fonte.

A escassez de oxigénio médico prejudicou os esforços de resposta em muitas nações africanas. Atualmente, a variante Delta do coronavírus é a predominante nas infeções do continente.

A insegurança na Somália, devido ao terrorismo, representa um desafio adicional aos esforços para combater a pandemia. Uma ala Covid-19 recentemente criada num hospital foi parcialmente destruída num ataque do grupo extremista Al-Shebab, ligado à Al-Qaida, que controla partes da Somália e frequentemente tem como alvo a capital do país.

Esta nação, devido à pandemia, tem das taxas de mortalidade mais altas em África. São escassas as medidas de contenção de propagação do vírus.

Segundo dados avançados pela AP, o país já teve quase 20.000 casos confirmados de Covid-19, mas o número é possivelmente superior, pois existe uma carência de testes na Somália. Apenas 1% da sua população, com mais de 15 milhões de habitantes, foi vacinada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights