Surto no lar da Misericórida de Arouca com 65 infetados e uma morte

6 de Outubro 2021

Um surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Arouca provocou uma morte e 65 infetados entre utentes e funcionários, revelou esta quarta-feira fonte das autoridades de saúde, indicando que cinco dessas pessoas estão internadas no Hospital São Sebastião.

O contágio foi detetado na segunda-feira no lar de idosos dessa Misericórdia do distrito de Aveiro, no qual a generalidade de utentes e funcionários já estava vacinada.

Segundo a mesma fonte, o óbito registado foi de uma sénior cuja situação clínica já era de alguma gravidade, dada a sua dependência de suplementos de oxigénio e um historial já com várias paragens cardiorrespiratórias.

Quanto aos cinco utentes hospitalizados, a sua situação “é de alguma gravidade”, enquanto os restantes 52, que se mantêm na unidade residencial da Santa Casa, estão em condições estáveis. O mesmo se aplica aos oito funcionários da instituição diagnosticados com a doença.

Contactado pela Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, Vítor Brandão, afirmou que a média etária dos utentes da instituição é de 84,3 anos.

“Não tivemos nenhum caso de covid até este momento. Já por causa disso é que fomos dos primeiros lares do país a ser vacinados, logo em fevereiro”, realçou.

O surto ter-se-á verificado porque, dada “a confiança” associada à inoculação contra o vírus SARS-CoV-2, “uns 30 e tal utentes quiseram ir a casa [de familiares] no fim de semana das eleições, para votar, e pelo menos um deles trouxe a doença no regresso”.

Dias depois da ida às urnas, na passada quinta-feira, todos os utentes da Misericórdia receberam ainda a vacina sazonal contra a gripe, pelo que, aos primeiros sintomas de febre e mal-estar no domingo, a expectativa foi que esses se devessem a essa última inoculação.

“Mas como sou médico e já ando nisto há muito tempo, achei melhor jogar pelo seguro e testámos logo toda a gente à covid-19, acabando por confirmar que, realmente, não se tratava de sintomas gripais”, informou Vítor Brandão.

Uma vez testados todos os utentes e funcionários, a direção da Santa Casa separou então doentes de não infetados, distribuindo-os por dois blocos de edifícios e estabelecendo “circuitos de circulação distintos para cada um”. Todos estão “isolados” da comunidade exterior e contactam com as famílias apenas por videochamada.

Entre os 65 infetados, assegura o provedor, todos estão estáveis. “Só há uma pessoa com febre ligeira, de 37,5 graus, e muitos dos que na segunda-feira apresentavam sintomas já estão assintomáticos”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This