Associação de Dislexia alerta para “incapacidade das escolas” em identificar casos

8 de Outubro 2021

A Associação Portuguesa de Dislexia (DISLEX) alertou esta sexta-feira para a “incapacidade das escolas” em identificar e acompanhar alunos com o transtorno e defende a importância da formação de professores, para sinalizarem atempadamente o problema.

“O sistema está a falhar às crianças portuguesas”, considerou a presidente da assembleia-geral da DISLEX, Helena Serra, citada num comunicado divulgado pela associação a propósito do Dia Mundial da Dislexia que se assinala dia 10 de outubro.

Segundo a mesma nota, em Portugal cerca de 10% das crianças têm perturbações da aprendizagem relacionadas com a dislexia e esta condição verifica-se em 48% dos alunos com necessidades educativas especiais, acrescentando existirem muitas situações por identificar.

“Há ainda muitos casos por identificar. É aqui que o nosso sistema falha, porque este é um problema com origem na formação dos professores, que não prevê este tipo de formação específica de forma obrigatória”, acentuou Helena Serra.

Segundo a responsável, devido a essa lacuna, “muitos casos acabam por ser detetados já numa fase tardia da vida da criança, o que se traduz posteriormente em insucesso escolar, em muita frustração ou até em problemas emocionais”.

No comunicado hoje divulgado, a DISLEX realçou existirem indicadores que, sendo do conhecimento dos professores, lhes permitem encaminhar as crianças precocemente para serem avaliada por especialistas.

“A formação dos professores é, assim, um fator essencial para garantir uma prevenção adequada da dislexia, a sua identificação atempada e um melhor acompanhamento das crianças com esta condição”, é referido na mesma nota.

De acordo com Helena Serra, dirigente da DISLEX, “só depois da identificação destes casos por parte dos profissionais de educação é que a psicologia pode intervir”.

Para contribuir para o aumento do conhecimento e da consciencialização acerca do tema, a DISLEX promove, nos dias 22 e 23 de outubro, o VII Congresso Internacional de Dislexia, em formato virtual.

A iniciativa, integrada no Dia Mundial da Dislexia destina-se a educadores de infância, professores do ensino básico, secundário, professores de educação especial, pais e encarregados de educação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights