Novo presidente da Câmara de Setúbal quer reclassificação do Hospital de São Bernardo

9 de Outubro 2021

O novo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins (CDU), defendeu esta sexta-feira a reclassificação do Hospital de São Bernardo para um nível superior, o reforço de meios humanos e a concretização urgente das obras de ampliação daquele equipamento.

 “A verba para a tão necessária ampliação do Hospital de São Bernardo foi inscrita no Orçamento de Estado para 2021 por proposta do PCP e, até agora, praticamente um ano volvido, não houve qualquer iniciativa concreta para que a obra pudesse arrancar”, disse André Martins na cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos da Câmara de Setúbal eleitos no passado dia 26 de setembro.

   “Apenas assistimos, nos últimos dias – e perante a pressão criada pela degradação da situação, incluindo a demissão de dezenas de profissionais como forma de denunciar a situação -, a um tímido anúncio do lançamento do concurso público para a obra de ampliação e a contratação de uns insuficientes dez médicos. Claro que não é suficiente. O Centro Hospitalar Setúbal precisa de muito mais”, acrescentou.

O recém-eleito presidente da Câmara de Setúbal prometeu manter uma postura de diálogo e de disponibilidade para parcerias, mas também reivindicar o que considera justo para os setubalenses.

“É, aliás, o que já estamos a fazer com a ampliação do Hospital de São Bernardo e a exigência de um nível superior de qualificação e aumento dos seus recursos humanos”, disse.

   André Martins falava perante centenas de pessoas que assistiram à cerimónia realizada na Praça do Bocage, em frente aos Paços do Concelho, depois de lembrar a degradação progressiva do hospital público de Setúbal nos últimos anos, que levou ao recente pedido de demissão do diretor clínico, a que se associaram mais 87 diretores e responsáveis por vários serviços.

Na primeira intervenção pública como presidente do município sadino, André Martins prometeu também lutar pelo direito dos setubalenses de continuarem a usufruir do Parque de Merendas da Comenda, que foi recentemente vedado pelos novos proprietários e que já motivou uma ação de protesto que juntou centenas de pessoas no último domingo.

O novo presidente da Câmara de Setúbal assegurou também que irá trabalhar no sentido de “melhorar as condições de acesso às praias da Arrábida e, em particular, na procura de garantir o alargamento do Passe Navegante à travessia do Sado, facilitando assim o regresso dos setubalenses às praias de Troia”.

 André Martins lançou ainda um repto ao Governo e ao primeiro-ministro para que digam como é que as populações da península de Setúbal serão ressarcidas e compensadas pela penalização da região desde 2013, quando foi eliminada a NUT III, que permitia aos municípios da região acederem a “mais fundos comunitários e com taxas de comparticipação majoradas”.

Na cerimónia de instalação da Câmara e da Assembleia Municipal de Setúbal para o mandato 2021/2025, em que a CDU mantém a presidência do município, mas agora sem maioria absoluta, André Martins, começou por elogiar a antecessora, Maria das Dores Meira, que foi presidente da Câmara Municipal de Setúbal de  2006 a 2021.

Presente na cerimónia em que passou o testemunho ao novo presidente, Maria das Dores Meira foi aplaudida de pé pela maioria daqueles que assistiram à cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos de Setúbal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights