Esta formação destina-se a internos ou especialistas em medicina interna, médicos de outras especialidades, internos de formação geral e enfermeiros, e os interessados podem inscrever-se no site da SPMI.
Um dos principais objetivos deste curso passa por reconhecer a importância de uma abordagem dirigida, individualizada e sistemática do idoso institucionalizado, indica a SPMI no seu comunicado.
Segundo Pedro Madeira Marques, interno de medicina interna e um dos moderadores responsáveis pela formação, este é “um dos poucos cursos dirigidos à abordagem dos doentes idosos institucionalizados em Portugal” fornecendo “ferramentas diferenciadas” aos “profissionais de saúde que trabalhem nestas instituições, focando os problemas específicos e únicos desta faixa etária”.
Fisiologia, síndromes geriátricas e sua gestão, nutrição e hidratação do doente institucionalizado, reabilitação motora, cuidados paliativos e cuidados em fim de vida e comunicação com o doente idoso com alterações da cognição e sensoriais são algumas das temáticas do curso, cuja moderação ficará a cargo de João Gorjão Clara, médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Com um total de 14 horas, o curso inclui os seguintes módulos: alterações fisiológicas do doente idoso e avaliação geriátrica global; síndromes geriátricas; nutrição no doente idoso; reabilitação motora no doente idoso no ambulatório; cuidados paliativos no doente idoso; particularidades de enfermagem no idoso frágil e procedimentos de enfermagem.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments