Portugal envia mais 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para Moçambique

29 de Outubro 2021

Mais 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas por Portugal a Moçambique chegam no sábado a Maputo, elevando assim a 360 mil as doses que compõem esta ajuda portuguesa, anunciou esta sexta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O novo lote é composto por doses da vacina Astrazeneca e será entregue pela Embaixada de Portugal às autoridades moçambicanas.

Esta ajuda de Portugal a Moçambique acontece no âmbito do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia de Covid-19 entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

O transporte destas vacinas conta com o apoio da TAP, no âmbito de um acordo de parceria institucional entre a transportadora aérea nacional e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Estiveram envolvidos nesta ação o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, através do instituto Camões e da Embaixada de Portugal em Maputo, e o Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Moçambique tem um total acumulado de 1.929 mortos e 151.260 infetados com o coronavírus SARS-CoV-2.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.969.926 mortes em todo o mundo, entre mais de 244,94 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Obra de 2,8 ME no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou hoje a autarquia. O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights