No final destas consultas gratuitas, realizadas pelos profissionais da equipa de Intervenção Farmacêutica, o utente tem a oportunidade de atualizar o seu dispositivo da glicemia, trocando-o por um equipamento novo (Accu-Chek Instant).
“É fundamental não esquecer que existem outras doenças além da Covid-19. Por isso, queremos assinalar o Dia Mundial da Diabetes para alertar para a importância de uma adequada monitorização da Diabetes tipo II e para a necessidade de um acompanhamento próximo e profissional junto das pessoas que vivem com esta doença. O nosso serviço “Diabetes Check” foi criado exatamente com esta finalidade. Conscientes do quão desafiante pode ser para muitas pessoas saber como controlar e interpretar os resultados de glicemia, queremos ajudá-las”, explica Joana Brito, farmacêutica e responsável pela implementação do projeto.
O farmacêutico Holon faz uma avaliação dos parâmetros de saúde e, após analise dos resultados, são definidas metas e estratégias para alcançar objetivos, sempre em conjunto com a pessoa que vive com diabetes, através de aconselhamento e acompanhamento personalizados durante um ano.
“Se não for devidamente diagnosticada e tratada, a Diabetes mellitus pode provocar idas frequentes às urgências hospitalares e levar ao internamento. Sem o controlo adequado, a evolução negativa da doença pode causar complicações difíceis de tratar ou até mesmo irreversíveis”, salienta ainda Joana Brito.
As consultas da diabetes gratuitas realizam-se das 9h às 18h, em 26 Farmácias Holon, em todo o país, nomeadamente em Aveiro, Lisboa, Santarém, Faro, Portalegre, Porto, Covilhã e Setúbal.
O acompanhamento dos doentes é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde – farmacêuticos, nutricionistas e enfermeiros – e representa um apoio fundamental na gestão diária da diabetes.
O Dia Mundial da Diabetes assinala-se este mês, no dia 14.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments