Órgão regulador do Brasil é ameaçado para negar vacinas a crianças

4 de Novembro 2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do Brasil, recebeu ameaças visando impedir a aprovação do uso de vacinas contra a Covid-19 em crianças, informaram fontes oficiais na quarta-feira.

Em comunicado, a Anvisa detalhou que recebeu duas ameaças, incluindo de morte, na semana passada, através de “correspondência eletrónica”, provenientes de autores “aparentemente” diferentes, com intimidações a funcionários, diretores e seus familiares, “caso vacinas contra a Covid-19 para crianças venham a ser aprovadas”.

“Recado a todos da Anvisa, não aprovem vacinas para menores de 12 anos ou o ‘bicho’ vai pegar [vai haver consequência]. Isso não é uma ameaça, é uma promessa!”, escreveu um dos autores, num texto a que o portal de notícias G1 teve acesso.

“A resposta será fogo e fúria, não irá escapar ninguém, nem seus filhos, nem seus netos”, acrescenta o texto.

Na sequência das ameaças, o órgão regulador sanitário do Brasil acionou autoridades federais, como a Presidências da República, Congresso, Supremo Tribunal Federal, Procuradoria-Geral da República, Ministérios da Justiça, da Saúde e da Casa Civil e Polícia Federal.

“Em meio a essas ameaças ao Estado brasileiro, a Anvisa, que detém o poder de polícia desse mesmo Estado no campo da vigilância sanitária, segue com a sua missão institucional de proteger a saúde do cidadão de maneira ampla e se mantém na vanguarda do combate à Covid-19 em nosso país”, concluiu a Agência em comunicado.

A agência, a quem cabe ou não aprovar os imunizantes no país, tornou-se alvo de ataques após a farmacêutica Pfizer anunciar que entrará este mês com um pedido de uso do antídoto para crianças no Brasil.

Na noite de quarta-feira, a Comissão de Ética da Anvisa divulgou uma nota de repúdio face às ameaças direcionadas aos funcionários do órgão.

“A Comissão de Ética da Anvisa (CEAnvisa) torna público o seu repúdio a este ato de profundo desrespeito à saúde da população brasileira. Tais ameaças denotam o total desconhecimento da dignidade de um órgão que serve ao país com excelência, pautado no desenvolvimento ético de suas atribuições, voltadas ao compromisso de proteger e promover a saúde do cidadão”, indicou a comissão.

“A CEAnvisa reitera que colocar em risco a vida de diretores da agência e de todos os seus demais agentes públicos significa ter desapreço pela saúde e pela vida de todos os brasileiros, e este facto não pode ser admitido”, acrescentou.

Com mais de 608 mil mortes e 21,8 milhões de infetados pelo Covid-19, o Brasil é, em números absolutos, um dos três países mais afetados pela pandemia no mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.012.784 mortes em todo o mundo, entre mais de 247,54 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights