Logotipo

Portugal já fez mais de 20 milhões de testes de diagnóstico

6 de Novembro 2021

Portugal já realizou mais de 20 milhões de testes diagnóstico à Covid-19, desde o início da pandemia, sendo que este ano foram efetuados uma média de 48 mil testes por dia, foi este sábado anunciado.

Em comunicado, a Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização a da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 em Portugal revela que em 2021 foram já efetuados mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia.

Os dados, segundo a mesma nota, demonstram uma evolução “muito positiva” da capacidade de testagem no país, através do Serviço Nacional de Saúde, em colaboração com a academia e entidades privadas: laboratórios, farmácias, clínicas e outras entidades.

Em outubro de 2021, realizaram-se cerca de 1,25 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de mais de 40 mil testes, dados estes que não incluem os autotestes.

Em relação à tipologia de testes, realizaram-se cerca de 14,3 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 5,7 milhões de TRAg de uso profissional.

A marca de 20 milhões de testes à Covid-19, alcançada na quinta-feira (04 de novembro), reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal, desde o início da pandemia, esforço este reforçado a partir de março de 2021 com a implementação do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal.

O plano foi assegurado pela Task Force da testagem, coordenada por Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

PS acusa PSD de obstaculizar audição da ministra da Saúde e impedir escrutínio parlamentar

O PS acusa o PSD de obstaculizar uma audição da ministra da Saúde, considerando que está a “sonegar” a capacidade de escrutínio da Assembleia da República e a pôr em jogo a qualidade da democracia parlamentar. Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, salientou que o seu partido, Chega e IL tinham pedido, “perante a confusão reinante na saúde em Portugal”, a audição parlamentar urgente de Ana Paula Martins, que foi aprovada em 02 de julho.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights