Arranca primeiro congresso de cuidados paliativos da CUF na quinta-feira

8 de Novembro 2021

O primeiro congresso de cuidados paliativos da CUF arranca esta quinta-feira de manhã. O evento decorre até este fim-de-semana no Centro do Conhecimento do Hospital CUF Tejo.

O congresso visa “incrementar a discussão e o desenvolvimento de competências no âmbito da prestação de cuidados de saúde em situação de doença avançada ou incurável, garantindo a melhoria da qualidade de vida e prevenção do sofrimento dos doentes e das suas famílias.”

No primeiro dia, 11 de novembro, está prevista a realização de vários workshops que promovem a teoria e a prática de técnicas de vias de administração terapêutica; estratégias de suporte na dinâmica respiratória; de abordagem às feridas malignas e de intervenção em casos de hemorragia maciça.

Já para os 12 e 13 de novembro, entre as 09h00 e as 19h30, decorre o Congresso “A Medicina Paliativa no Hospital do Futuro” com a realização de várias conferências com diferentes ângulos, entre os quais: “O futuro da medicina paliativa em Portugal”; “Desafios organizacionais dos cuidados paliativos no setor privado” e “O Cancro em suspenso: o impacto de uma pandemia e as aprendizagens para o futuro”.

No evento serão abordados os contributos de diferentes especialistas na medicina paliativa, o papel da medicina humanista e medicina tecnicista, bem como, a evolução dos diferentes modelos de resposta em medicina paliativa.

Outros temas em discussão vão desde a “Integração dos cuidados paliativos e da oncologia na era da personalização de tratamento”, à resposta à pergunta “Qual o futuro da dor?” e a reflexão sobre os efeitos da inteligência artificial na medicina.

Os interessados em assistir devem submeter a inscrição Aqui.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights