“O objetivo desta parceria é, em conjunto, colocarmos as empresas no foco da discussão, valorizarmos o seu papel, criarmos melhores condições e debatermos os desafios que têm pela frente, nomeadamente a transição ambiental e energética”, disse hoje à Lusa o presidente da Fundação Associação Empresarial de Portugal (AEP), Luís Miguel Ribeiro.
A estes desafios junta-se o facto de o país estar no final de um período de pandemia e a viver uma instabilidade política, sendo necessário que as pessoas com responsabilidades trabalhem, façam reflexões e debates em conjunto para apresentarem propostas estruturantes para a economia portuguesa, afirmou.
Por esse motivo, a partir de janeiro de 2022, a Fundação AEP e a SEDES irão organizar eventos, debates, ‘workshops’ e conferências em conjunto com empresários e personalidades da sociedade portuguesa para, juntos, refletirem sobre as empresas e os seus novos desafios, contou.
Além de preparar as empresas para os desafios que estão aí, Luís Miguel Ribeiro reforçou que um dos propósitos desta cooperação é que estas percebam qual a melhor forma de aproveitarem os recursos europeus dos próximos anos para fazerem uma mudança estrutural e de perfil.
“A cooperação com a SEDES permitirá alargar e fortalecer ainda mais o apoio que a Fundação já presta à comunidade empresarial, mas também trará para o Norte do país uma instituição de referência no panorama nacional”, sublinhou Luís Miguel Ribeiro.
O presidente assumiu que o propósito é propor soluções e, inclusive, influenciar os decisores políticos sobre as melhores decisões a tomar para as empresas portuguesas.
As empresas criam riqueza, empregos e são um importante pilar do Estado, vincou.
Na sua opinião, Portugal tem de, cada vez mais, ser capaz de valorizar os seus recursos endógenos, inovação aos setores tradicionais, valorizar a indústria, criar oportunidades de emprego, nomeadamente mais qualificado, e ser menos dependente de cadeias de abastecimento internacionais.
“A SEDES fará do Porto a sua sede para debate e conferências sobre as questões da economia, e a parceria com a AEP permitirá estar com o mundo empresarial e somar esforços para Portugal ter a ambição de crescer economicamente e influenciar os decisores políticos para decisões amigas do investimento privado e das empresas”, referiu o presidente da SEDES, Álvaro Beleza, citado num comunicado da AEP sobre o protocolo.
A Fundação AEP visa o desenvolvimento do empreendedorismo na modernização e difusão do conhecimento na área das ciências empresariais, apoiando a comunidade, as empresas e os empresários na resposta aos desafios da sociedade contemporânea.
Por seu lado, a SEDES tem como objetivo promover o desenvolvimento económico e social, a sua atividade passa pela publicação de estudos, realização de conferências e debates, patrocínio de petições e causas públicas.
LUSA/HN
0 Comments