NOVA Medical School recebe exposição sobre a história e tratamento da diabetes

8 de Novembro 2021

“Interessante” e “fascinante” é como é descrita a exposição "Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina" que regressa a Lisboa na quarta-feira. Desta vez na NOVA Medical School, a exposição promete dar a conhecer aos visitantes a história do tratamento da diabetes.

Entre dia 10 e 23 de novembro a NOVA Medical School irá servir como palco para contar a história dos 100 anos da descoberta da insulina.

A inauguração da exposição acontecerá esta quarta-feira  às 11h30 e contará com a presença do Professor Doutor Jaime da Cunha Branco (Diretor da NOVA Medical School), da Professora Doutora Paula Macedo (Investigadora Principal do CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School), do Professor Doutor João Filipe Raposo (Professor de  Saúde Pública da NOVA Medical School e Diretor Clínico da APDP) e do Doutor Luís Gardete Correia (Membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Insulina e Presidente da Fundação Ernesto Roma).

Para o Professor Doutor Jaime Branco “é para a NOVA Medical School um privilégio receber a Exposição da história dos 100 anos da Descoberta da Insulina, uma vez que a diabetes é uma das doenças crónicas mais estudadas pelos nossos docentes e investigadores e para o conhecimento da qual temos contribuído. Também para os nossos alunos esta exposição se reveste de grande interesse pedagógico e por isso a acolhemos com tanto prazer.”

“Hoje, através de todo o conhecimento gerado ao longo dos anos, sabemos que a diabetes e as suas complicações não dependem apenas de um fator. A evolução tecnológica tem sido uma aliada na investigação desta condição e para chegarmos onde estamos hoje foram necessários muitos anos de estudos. É por isso que esta exposição é tão interessante quanto fascinante”, refere o Professor Doutor João Filipe Raposo.

A exibição, que pretende percorrer Portugal de norte a sul e iniciou o seu percurso em Lisboa, esteve já presente em cidades como Coimbra, Porto, Braga e Funchal.

Poderá visitar a exposição no átrio de entrada da NOVA Medical School até ao próximo dia 23 de novembro, todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 17h00.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

Lançada 3.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia

O Núcleo de Estudos de Doenças do Fígado (NEDF) da SPMI e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acabam de lançar a terceira edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, entre 26 de setembro de 2024 e 3 de julho de 2025.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights