“Recebemos informações de que guias de montanha locais encontraram três corpos”, disse à agência France-Presse (AFP) o inspetor e porta-voz do gabinete de polícia do distrito de Solukhumbu, Rishi Raj Dhakal.
Os corpos foram encontrados “na mesma zona onde estavam a ser conduzidas as buscas” dos três alpinistas franceses desaparecidos, acrescentou.
“Um helicóptero e uma equipa de salvamento de guias profissionais de montanha foram enviados para transportar os corpos”, informou, precisando que não é ainda possível confirmar a identidade dos cadáveres.
“Se o tempo continuar bom, os guias de montanha irão recuperar os corpos”, acrescentou.
O chefe de operações dos Serviço de Helicópteros Kailash, Shree Hari Kuikel, confirmou à AFP que uma aeronave foi enviada “para recuperar os corpos”.
Após uma suspensão de dois dias, as operações de busca foram retomadas na sexta-feira, a fim de tentar encontrar os alpinistas franceses desaparecidos em 26 de outubro, na sequência de uma avalanche, quando escalavam a face oeste do cume do Mingbo Eiger (6.070 metros), disse a Federação Francesa de Clubes Alpinos e de Montanha (FFCAM).
Louis Pachoud, Gabriel Miloche e Thomas Arfi, membros de um grupo de elite da FFCAM, faziam parte de uma equipa que chegou à região no final de setembro, com o objetivo de escalar vários picos entre os cinco mil e os seis mil metros, a sul de Ama Dablam (6.814 metros).
O presidente da Associação Nacional de Guias de Montanha do Nepal, Ang Norbu, chefe da operação de busca e salvamento, disse que a equipa, constituída por cinco guias, seria reforçada no sábado por guias de montanha internacionais experientes, vindos de França.
“A esperança de encontrar sobreviventes é agora quase nula”, disse a FFCAM, há uma semana.
LUSA/HN
0 Comments