Gouveia reativa serviço de recolha porta-a-porta de lixo contaminado

9 de Novembro 2021

O município de Gouveia e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) reativaram o serviço de recolha porta-a-porta para lixo contaminado por doentes ou suspeitos de infeção por Covid-19.

“Face à evolução da situação epidemiológica do coronavírus (covid – 19) no concelho de Gouveia, associada às preocupações de saúde pública que a situação exige, o município de Gouveia e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) decidiram reativar o serviço de recolha porta-a-porta de resíduos produzidos por doentes em período de tratamento ou suspeitos de infeção por covid-19 em quarentena”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo a nota, “à semelhança do que foi feito em abril de 2020, aquando da implementação deste serviço de proximidade, as pessoas que se encontrem nesta situação poderão solicitar este serviço contactando a Linha de Recolha Porta-a-Porta Para Lixo Contaminado do Município de Gouveia, através do telefone 238 490 210, facultando o seu contacto telefónico e a morada”.

Para que a entrega e recolha dos resíduos sólidos urbanos contaminados seja feita da forma correta, os munícipes devem, ainda, seguir outras instruções, como colocar os resíduos em saco de resíduos resistente e descartável, com enchimento até dois terços da sua capacidade e colocar os sacos no interior de um segundo saco de cor branca, fornecido pela AMRPB, e fechá-lo.

Os resíduos serão encaminhados sem qualquer tipo de separação, “uma vez que não existe, neste tipo de casos, lugar à reciclagem”, lê-se na nota.

De acordo com a informação municipal, os sacos, devidamente fechados, devem aguardar a recolha no exterior do domicílio.

A recolha porta-a-porta será efetuada três vezes por semana (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira), sempre no período da manhã, e o serviço irá comunicar previamente a hora de recolha, via telefone.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

Resistência aos antibióticos causa 35 mil mortes anuais na Europa

A resistência aos antibióticos é responsável por mais de 35 mil mortes por ano na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, segundo estimativas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Este fenómeno continua a aumentar, representando um grave desafio para a saúde pública na Europa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights