Biópsia da próstata por via transperineal é mais segura e precisa na detenção do cancro

15 de Novembro 2021

A biópsia da próstata por via transperineal sob anestesia local é uma nova técnica que está a ser desenvolvida pelo Hospital CUF Tejo. Esta abordagem tem demonstrado ser mais segura e garante "maior precisão no diagnóstico".

De acordo com o urologista, citado em comunicado, Jorge Dinis a nova técnica oferece uma melhor alternativa à abordagem transrectal clássica, uma vez que “a biópsia da próstata por via transperineal – através da pele do períneo – sob anestesia local, é uma técnica minimamente invasiva, que fornece aos homens uma via mais segura para a biópsia, evitando complicações infeciosas (por vezes graves) e o risco de hemorragia rectal”.

Por outro lado, esta técnica é oferece mais precisão, pois permite a obtenção de amostras das zonas anterior e apical da próstata, que são áreas difíceis de biopsiar pela técnica transrectal (através do recto). O urologista da CUF destaca que “A capacidade de precisão conseguida através da biópsia da próstata por via transperineal evidencia uma melhoria significativa na taxa de deteção de cancro, já registada em vários estudos”.

A experiência acumulada de mais de uma centena de biópsias realizadas por esta nova via fizeram com que a equipa de Urologia do Hospital CUF Tejo fosse pioneira em Portugal na utilização desta técnica transperineal e que esteja agora em condições de formar outros centros rumo às melhores práticas urológicas. Exemplo disso é o curso “Hands-on course – Transperineal prostate biopsy” que decorrerá dia 4 de dezembro de 2021, organizado pela CUF Academic Center, no Centro de Simulação CUF.

O especialista em urologia alerta que o cancro da próstata é o segundo cancro mais frequentemente diagnosticado em todo o mundo e a quinta causa de morte por cancro nos homens.

“Observando estes números, é inegável a necessidade de apostar cada vez mais no desenvolvimento e aplicação de técnicas de diagnóstico mais seguras e precisas”, sensibiliza o médico da CUF.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights