Webinar da AADIC aborda relação entre insuficiência cardíaca, diabetes e insuficiência renal

16 de Novembro 2021

No próximo dia 24 de novembro, às 21h, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) realiza um webinar sobre a relação entre "Insuficiência Cardíaca, Diabetes e Insuficiência Renal".

Esta sessão online vai contar com as intervenções de três especialistas: João Sequeira Duarte, endocrinologista e diretor do Serviço de Endocrinologia do CHLO; Fátima Franco, cardiologista e coordenadora do programa de insuficiência cardíaca e da Unidade de IC Avançada do CHUC; Patrícia Branco, nefrologista, Consulta Multidisciplinar Renocardíaca do CHLO. A moderação é da responsabilidade de Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC.

Este webinar tem por objetivo abordar questões práticas, causa-efeito e abordagens a estas três condições que estão intimamente relacionadas. Se por um lado a diabetes é uma das principais condições a contribuir para o aparecimento da insuficiência cardíaca, por outro é a principal causa da insuficiência renal. Estima-se que, em Portugal, um terço dos doentes em falência renal esteja nessa situação devido à diabetes. E sabe-se também que a deterioração da função renal é comum nos doentes com insuficiência cardíaca aguda.

Sobre a insuficiência cardíaca, a  Dra. Fátima Franco salienta que “é uma doença habitualmente crónica, na qual o coração se torna incapaz de cumprir a sua missão que é distribuir o sangue e nutrientes através do nosso organismo, consoante as necessidades metabólicas. Tem diferentes causas que iremos abordar no webinar e felizmente a evolução da medicina tem permitido contínua melhoria do tratamento”.

“As doenças cardiovasculares e renais provocam insuficiência cardíaca. A saúde do coração e dos vasos está ligada à saúde dos rins. E vice-versa. Ter uma doença cardíaca aumenta o risco de ter doença renal. Ter uma doença renal provoca doença cardiovascular. É sobre esta relação bidireccional que iremos falar no Webinar”, refere a Dra. Patrícia Branco.

O Dr. João Sequeira Duarte destaca que “juntamente com a hipertensão e o enfarte, a diabetes é uma das principais causas da insuficiência cardíaca. Mas se controlar bem a diabetes, o doente pode poupar o seu coração e evitar a insuficiência cardíaca. Hoje, existem tratamentos inovadores que permitem que os diabéticos com insuficiência cardíaca vivam por mais tempo e com mais qualidade, evitando internamentos e outras complicações”.

“O que é a Insuficiência Cardíaca?”, “O rim e o coração de mãos dadas” e “Porque que é que alguns doentes diabéticos têm Insuficiência Cardíaca?” são os temas em destaque nesta sessão online, que será transmitida no Facebook e Youtube da AADIC.

No final, os doentes e cuidadores poderão partilhar dúvidas e pontos de vista com os oradores.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights